Em 2025, 20 estudantes morreram em acidentes com ônibus universitários em rodovias brasileiras

As tragédias aconteceram durante deslocamentos de estudantes e envolveram ônibus fretados para atividades acadêmicas.

Publicado em 18 de julho de 2025 às 12:11

As tragédias aconteceram durante deslocamentos de estudantes e envolveram ônibus fretados para atividades acadêmicas.
As tragédias aconteceram durante deslocamentos de estudantes e envolveram ônibus fretados para atividades acadêmicas. Crédito: Reprodução 

Três acidentes registrados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás resultaram na morte de 20 universitários nos seis primeiros meses de 2025. As tragédias aconteceram durante deslocamentos de estudantes e envolveram ônibus fretados para atividades acadêmicas.

O acidente mais recente ocorreu na quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. Três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) perderam a vida após uma colisão envolvendo dois ônibus universitários e um caminhão. Mais de 70 pessoas ficaram feridas, sendo quatro em estado grave. Esse foi o terceiro acidente com vítimas fatais envolvendo estudantes universitários em 2025.

Universidade de Franca (Unifran)

No dia 20 de fevereiro, um ônibus que transportava alunos da Unifran colidiu com um caminhão na Rodovia Waldir Canevari, a cerca de 17 km de Nuporanga, no interior de São Paulo. Doze estudantes morreram. O grupo voltava para casa após as aulas.

Segundo as investigações, o caminhoneiro perdeu o controle e invadiu a pista contrária, causando o acidente. Ele responde pelos crimes de homicídio culposo, lesão corporal e omissão de socorro.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Em 4 de março, um ônibus com estudantes do curso de paisagismo da UFSM tombou após sair da pista e perder os freios. O veículo caiu em uma ribanceira na cidade de Imigrante, no Rio Grande do Sul. Sete estudantes morreram. Eles estavam a caminho de uma visita técnica ao Cactário Horst, local de estudo e observação de cactos.

Universidade Federal do Pará (UFPA)

O terceiro acidente aconteceu no dia 16 de julho, em Goiás. Três estudantes da UFPA, Welfesom Campos Alves, Leandro Souza Dias e Ana Letícia Araújo, morreram em uma colisão na BR-153. Eles estavam a caminho do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que seria realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Além dos universitários, o motorista do ônibus em que eles estavam e o condutor da carreta também morreram. O segundo ônibus envolvido no acidente foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido.

Com informações do Metrópoles