Belém recebe edição de Páscoa do Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias neste final de semana; confira a programação

Uma ótima oportunidade para quem quiser adquirir bombons e chocolate de origem, produzidos no Estado para presentear na Páscoa deste ano, é o Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Secretaria de...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:10

Uma ótima oportunidade para quem quiser adquirir bombons e chocolate de origem, produzidos no Estado para presentear na Páscoa deste ano, é o Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia(Sedeme). A programação será realizada no período de 31 de março, próxima sexta-feira até o dia 02 de abril (domingo), no Espaço São José Liberto, com entrada franca.

O Mini Festival é realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau) coordenado pela Sedap. Além de vendas de produtos derivados de chocolate de origem, o evento ofertará os mais variados tipos de flores e plantas produzidas na Amazônia e também as joias confeccionadas pelos empreendedores apoiados pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). A finalidade é gerar renda para os produtores locais e ofertar ao público, produtos regionais que são produzidos valorizando a preservação do meio ambiente.

. Crédito: .

Ao todo, participarão da programação, oito vendedores de bombons da Amazônia, oito empresários de chocolate, oito produtores de flores e plantas e 20 empreendedores de joias. Além da vendas de produtos genuinamente amazônicos, o mini festival ofertará um espaço voltado para as crianças como teatro infantil com um circuito de caça aos ovos de páscoa.

A edição deste ano contará também com estandes exclusivos para exposição de artesanatos confeccionados em juta (fibra vegetal), por concluintes das oficinas de capacitação realizadas nas Usinas da Paz, pela Sedeme em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

Oficinas - A coordenadora do mini festival, Dulcimar Melo, informou que os apaixonados por chocolate poderão participar de oficinas voltadas para o preparo de produtos feito à base de cacau. Ela acrescentou que os que gostam de flores também terão a oportunidade de participar de oficinas. 'Este evento já entrou para o calendário de Belém desde 2019 e sempre realizamos em períodos de grande relevância, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal. Quem quiser adquirir um produto feito no Pará, por empreendedores de muito talento, terá a oportunidade de conferir as ótimas opções de presentes; também estaremos oferecendo uma excelente programação artístico cultural para o nosso público', garantiu a coordenadora do evento.

Além da Sedap e Sedeme, o evento conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), Universidade da Amaônia (Unama), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e  Companhia Têxtil de Castanhal (CTC). 

 PROGRAMAÇÃO

- SEXTA-FEIRA31/03/2023 'Manhã10h – Cerimônia de aberturaLocal: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL.10h15-Oficina de Chocolate para Crianças (Unama)Público: alunos de escolas públicasLocal: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL.

- SÁBADO01/04/2023Manhã10h-Oficina de Chocolate para CriançasMinistrante: Aline Barros '| UNAMA '| Curso de Gastronomia

Local: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL

Tarde

15h-Oficina de Chocolate para CriançasMinistrante: UNAMA '| Curso de GastronomiaLocal: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL

DOMINGO

02/04/2023Manhã10h-Teatro Infantil e Caça aos ovos com o grupo artístico ATORRES ENTRETENIMENTOLocal: Anfiteatro Coliseu das Artes / ESJL

SERVIÇO: Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias da Amazônia ocorrerá no Espaço São José Liberto, Praça Amazonas, S/N, bairro do Jurunas.

Período: 31 de março a 02 de abril no horário das 10h às 18h (com exceção do domingo que será até às 14h).