Com apoio aéreo e mais vacinas, Ministério da Saúde expande assistência a indígenas no Pará

Ministro da Saúde Alexandre Padilha estará no Pará neste sábado (29)

Publicado em 29 de novembro de 2025 às 12:15

Ministro da Saúde Alexandre Padilha estará no Pará neste sábado (29)
Ministro da Saúde Alexandre Padilha estará no Pará neste sábado (29) Crédito: Agência Brasil

O Ministério da Saúde anuncia reforço no atendimento à população indígena do Pará. Neste sábado (29), o ministro Alexandre Padilha viaja ao território da etnia Zo’é, em Óbidos (PA), para acompanhar uma ação de saúde especializada.

Na visita, Padilha assinará um Termo de Cooperação com a Fundação Dieter Morszeck para garantir atendimento aos indígenas da área sob responsabilidade do DSEI Guamá‑Tocantins. O acordo prevê uso de aeronaves especializadas e equipes médicas e técnicas preparadas para transporte de pacientes em casos de urgência ou emergência. Também estão previstos apoio logístico para envio de insumos, medicamentos, vacinas e profissionais de saúde, além de suporte às ações de saúde nos territórios indígenas da região.

Antes da ida ao interior, o ministro participará do Dia D de Vacinação contra a influenza na Região Norte, na UBS Santarenzinho. Para reforçar a campanha, o Ministério destinou R$ 54,5 milhões e enviou 3,2 milhões de doses de vacina aos estados da região Norte.

Esse conjunto de medidas demonstra uma estratégia ampliada de cuidado e atenção às comunidades indígenas, valorizando não apenas a prevenção, mas também a garantia de atendimento adequado em hospitais e transportes, especialmente em áreas de difícil acesso.