Cortejo Visagento: assombrações do folclore paraense voltam às ruas nesta segunda-feira

Pelo quarto ano, a comunidade do Bairro do Guamá, em Belém, se prepara para celebrar as manifestações folclóricas brasileiras nesta segunda-feira, 31 de outubro, dia municipal da Matinta Pereira, entidade mítica em figura de bruxa que assombra em busca de tabaco. O IV Cortejo Visagento, promovido pelo Espaço Social...

Publicado em 25 de junho de 2024 às 21:09

Pelo quarto ano, a comunidade do Bairro do Guamá, em Belém, se prepara para celebrar as manifestações folclóricas brasileiras nesta segunda-feira, 31 de outubro, dia municipal da Matinta Pereira, entidade mítica em figura de bruxa que assombra em busca de tabaco.

O IV Cortejo Visagento, promovido pelo Espaço Social Nossa Biblioteca (ESNB), em parceria com o Governo do Estado e instituições da sociedade civil, sairá do cemitério Santa Izabel pelas ruas do bairro.

A comemoração é em valorização à cultura regional frente ao apelo do Halloween, o Dia das Bruxas, comemorado na mesma data em referência a personagens de terror, nos Estados Unidos.

Nesta edição do Cortejo, a homenagem vai ao Curupira, outra entidade folclórica representada pela defesa das florestas, dos rios e dos animais. A escolha se deu pela urgência na defesa ambiental, especialmente, a região amazônica que tem sofrido com o desmatamento ilegal desenfreado.

Para a presidente do ECNB, Minéia Silva, o Cortejo é uma forma de valorizar a educação e cultura regional, por meio das lendas e visagens locais, trabalhadas em escolas e fazedores de cultura como bois, pássaros e escola de samba.

O evento

A quarta edição do cortejo vai reunir a população por diversas ruas do bairro do Guamá, e deve contar com apresentações e performances do grupo Teia, Shaira Mana Josy, a Matinta Maria Borges e outros. A concentração vai partir do Cemitério Santa Izabel e segue em direção a praça Benedito Monteiro, passando pelas ruas José Bonifácio, Silva Castro, Liberato de Castro e Barão de Igarapé Miri.

Serviço: IV Cortejo Visagento

Dia: 31 de outubro

Concentração: Cemitério de Santa Izabel

Hora: 19h