Dia da Árvore: entenda a importância da data

O dia da árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro. O objetivo da data é a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério sul que, dependendo da época do ano, pode ocorrer entre os dias 22...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:13

O dia da árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro. O objetivo da data é a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.

A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério sul que, dependendo da época do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

A preservação da vegetação brasileira é urgente, visto que o desmatamento te aumentado a cada ano. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazom), a área desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos quinze anos. Entre agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

As árvores são o maior símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, as diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida terrestre. Elas são responsáveis pelo aumento da umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, além de fornecerem sombra e abrigo para algumas espécies animais.