Editora amazônica Valer lança obra em evento na COP30

Coordenadora editorial Neiza Teixeira e autores de renome representam a editora amazônida, em um dos mais importantes eventos sobre o clima do planeta.

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 19:34

coordenadora editorial Neiza Teixeira, com a obra “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra”.
coordenadora editorial Neiza Teixeira, com a obra “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra”. Crédito: Divulgação 

A editora Valer vai lançar nesta quinta-feira (13) na COP 30, em Belém, a obra “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra”, da coordenadora editorial Neiza Teixeira, que junto com o poeta Tenório Telles, participarão do evento COP30 na Travessia, nesta quinta às 18h30.

Considerada uma das vozes das Amazônias, ao longo de 2025, a editora Valer organizou vários encontros na capital amazonense, as Rodas de Conversa COP30, para levar ao público de Manaus e aos que estivessem em viagem pela cidade, temas relevantes e necessários para o conhecimento sobre o evento que é um dos mais importantes sobre o clima do planeta.

“Durante todo este ano convidamos intelectuais da cidade, das universidades e institutos, para dialogarem com o público e fortalecer essa agenda de justiça climática e ampliar o acesso à informação sobre a COP 30. Nada mais justo que estejamos agora aqui em Belém para encerrar esse ciclo importante e reafirmando o compromisso da Valer com as Amazônias”, afirmou a autora e coordenadora editorial.

Além do lançamento, também representam a editora Valer na COP30 autores de renome como a professora doutora Violeta Loureiro e o professor doutor João de Jesus Paes Loureiro (UFPA), e intelectuais e pesquisadores da Amazônia e cultura Amazônica, como Marilene Correa (Ufam), Noemia Kazue (Inpa) e Henrique Pereira (Inpa).

O livro

Com 688 páginas de profundo estudo, o livro “Poetas, Filósofos e Xamãs: Um Encontro com a Palavra”, de Neiza Teixeira, propõe um diálogo fundamental entre três figuras que, ao longo da história humana e em diferentes culturas, têm a Palavra como seu elemento central: o poeta, o filósofo e o xamã.

Na obra, a autora traça um percurso que vai de pensadores e criadores da antiguidade e da filosofia ocidental, como Homero e Platão, a nomes contemporâneos como Derrida, e ainda incorpora a sabedoria dos povos originários, mencionando lideranças como Davi Kopenawa. A tese defendida é de que os poetas, filósofos e xamãs são, em essência, inspirados ou ‘escolhidos’ para, por meio da palavra, desvendar, criar e curar.

Sobre a autora

Neiza Teixeira é amazonense, nascida na cidade de Parintins. Hoje, reside em Manaus, capital do Estado do Amazonas. É doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto — Portugal. Atualmente, é coordenadora editorial da editora Valer, situada em Manaus.

Além de pesquisadora, é autora da obra ‘Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento “primitivo” ou “bárbaro” para o pensar do futuro’.