Embarcação SESI Saúde Conectada é inaugurada durante a COP30

Iniciativa vai ampliar o acesso à saúde para trabalhadores da indústria.

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 18:40

Embarcação SESI Saúde Conectada é inaugurada durante a COP30 
Embarcação SESI Saúde Conectada é inaugurada durante a COP30  Crédito: Divulgação

Em meio às discussões da COP 30, um novo símbolo de inovação começa a navegar pelas águas da Amazônia. A Embarcação SESI Saúde Conectada, lançada nesta sexta-feira (14), em Belém, representa um avanço significativo ao unir tecnologia, sustentabilidade e cuidado humano para levar atendimento de saúde a trabalhadores da indústria que vivem ou atuam em regiões ribeirinhas do Pará, como ação paralela à programação do evento global.

A embarcação é um projeto piloto desenvolvido para enfrentar um dos maiores desafios da Amazônia: garantir acesso à atenção primária em saúde em regiões isoladas, onde a distância e a geografia dificultam o atendimento médico regular.

Com conectividade via satélite, a estrutura possibilita a realização de teleconsultas, exames e atendimentos presenciais por uma equipe multidisciplinar, garantindo assistência primária aos trabalhadores da indústria que atuam em áreas remotas, assim como às comunidades ribeirinhas.

O projeto é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o SESI – Departamento Nacional, o Conselho Nacional do SESI e o Ministério da Saúde, consolidando uma parceria voltada à promoção do bem-estar e à ampliação do acesso à saúde em territórios de difícil alcance.

Durante a inauguração, foi destacada a importância do uso da tecnologia e da integração entre saúde, indústria e desenvolvimento regional para ampliar o acesso a serviços essenciais em áreas remotas da Amazônia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a relevância da tecnologia embarcada como instrumento para expandir a atenção primária em áreas remotas "O Ministério da Saúde enxerga iniciativas como o Saúde Conectada SESI como ferramentas cruciais para ampliar o acesso à atenção primária. A visão é integrar as ações de saúde ao cotidiano das pessoas, utilizando a embarcação para chegar a locais remotos, inclusive em rios menores. A tecnologia embarcada permite conectar o paciente a atendimentos médicos, fortalecendo o SUS e se alinhando ao Plano de Ação Belém, que prepara o sistema de saúde para enfrentar os desafios das mudanças climáticas."

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Júnior, destacou o alinhamento do projeto à visão de integração. "O SESI pretende fortalecer essa integração ao continuar o projeto 'Saúde Conectada', que se integra à ideia do 'SESI Conexões', unindo saúde, educação e cultura. O foco é integrar as ações de saúde ao local de trabalho e à vida cotidiana, utilizando a embarcação 100% elétrica e ecológica, que representa a nova indústria nacional, para levar saúde digital, vacinação e cuidados ocupacionais às comunidades mais distantes da região amazônica."

O presidente da FIEPA e diretor regional do SESI, Alex Carvalho, comentou sobre o papel transformador da iniciativa. "A indústria paraense pode ampliar sua atuação unindo desenvolvimento, inclusão e preservação ao replicar a sensibilidade vista no projeto Saúde Conectada SESI. A chave é a complementação dos esforços, internalizando tecnologias embarcadas para levar saúde de qualidade e dignidade aos rincões mais distantes, como nas comunidades ribeirinhas. Isso se torna um modelo de contribuição local que impulsiona a dignidade e o desenvolvimento regional".

Embarcação oferece atendimentos gratuitos durante a COP30

Durante a programação da COP30, a Embarcação SESI Saúde Conectada realizará consultas de rotina por telessaúde no Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré, oferecendo atendimento a pessoas maiores de 18 anos que não apresentem quadros de urgência ou emergência. Para participar, é necessário apresentar Cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Os atendimentos ocorrerão de 17 a 21 de novembro, nos horários de 9h às 12h e 14h às 16h.