Igor Normando anuncia nomes dos futuros secretários municipais; saiba quem são

O prefeito eleito de Belém revelou em suas redes sociais os nomes de quatro dos futuros Secretários Municipais, que comporão a gestão de 2025 a 2028.

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 10:35

Foto reprodução
Foto reprodução Crédito: Redes Sociais

O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), anunciou na manhã desta quarta-feira, 27, em suas redes sociais, os nomes de quatro futuros secretários municipais que vão compor a gestão dele nos próximos anos. 

O primeiro nome revelado foi o da procuradora concursada Ana Carolina Gluck Paul, que vai comandar a Procuradoria Geral do Município. Advogada, formada pela UFPA com especialização em Direito e Processo Civil, além de mestre em Direito pela PUC-SP. Professora universitária há 20 anos, já foi defensora pública e exerce atualmente a função de procuradora geral adjunta na Procuradoria Geral do Estado.

Foto reprodução
Foto reprodução Crédito: Redes sociais 

Já a Chefia de Gabinete da Prefeitura será administrada por Cleidson Chaves. Formado em Gestão Pública, já foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Cidadania do Estado. Atualmente exerce a função de Secretário Legislativo na Assembleia Legislativa do Pará.

Romulo Nina de Azevedo será o secretário municipal de Saúde. É médico graduado pela UFPA, especialista em Clínica Médica e Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, além de possuir MBA em Gestão Financeira e Controladoria. Atuou na diretoria de hospitais como São Luiz Rede D’Or Anália Franco, em São Paulo, e também no Hospital Porto Dias, Hospital Beneficente Portuguesa e no Goldnefro Hemodiálise, em Belém.

O último nome anunciado foi o do secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan. Ele é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com pós-graduações pelo Insper e pelo CLP nas áreas de liderança e gestão pública. Atuou na Secretaria de Educação do Espírito Santo, foi coordenador do Programa de Ensino em Tempo Integral do Ministério da Educação e Secretario Executivo de Educação do Estado de São Paulo. Exerce a função de Secretário Adjunto de Planejamento e Finanças na Secretaria de Educação do Pará, onde também já exerceu a função de Secretário adjunto de Educação Básica.

Igor foi eleito no segundo turno das eleições com 421.485 votos, o que representa 56,36% dos votos válidos (dados somente a candidatas e candidatos), derrotando o candidato delegado Éder Mauro (PL) que obteve 326.411 votos válidos (43,64%).  Normando venceu com ampla aliança e apoio do governador do Estado, Helder Barbalho. Seu vice é o empresário Cássio Andrade (MDB).

Já no 1º turno, o futuro gestor estava à frente na capital do Pará, com 43% dos votos válidos. Na sequência, o deputado federal Delegado, com 26% dos votos, e em terceiro, o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues do (Psol), que recebeu 13% dos votos válidos.

Na capital, os votos válidos somaram 747.896. Já os votos nulos somaram 26.210 (3,32%), e os votos em branco foram 16.053 (2,03%). Compareceram às urnas 790.159 (74,81%) eleitoras e eleitores e se abstiveram de votar 266.092 (25,19%). 

Igor Wander Centeno Normando (MDB) é natural de Belém do Pará, tem 37 anos,e começou sua trajetória política aos 24 anos, quando foi eleito vereador da capital paraense em 2012, sendo reeleito em 2016.


Foi deputado estadual, também com dois mandatos, e atuou como secretário da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac). Igor assume a gestão municipal em 1º de janeiro de 2025.

Começou sua militância política aos 15 anos, tendo sido presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes). Em 2008, foi vice-presidente do Estudantes do Pará e eleito dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Concorreu à prefeitura da capital paraense pela coligação Levanta Belém (MDB/PSB/PRD/União/PDT/PP/PSD/Federação PSDB Cidadania).