Inscrições do concurso do TJPA terminam nesta terça com salários até R$ 15 mil; confira

As avaliações serão realizadas nos municípios de Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém.

Publicado em 22 de julho de 2025 às 09:16

Prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em Belém.
Prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em Belém. Crédito: TJPA

As inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), encerram nesta terça-feira (22), para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de Analista Judiciário(a) e Oficial de Justiça Avaliador(a). São 46 vagas para ampla concorrência, mais duas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e duas vagas reservadas para candidatos(as) negros(as).

O certame será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão abertas exclusivamente pela internet, no site www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pa_25_servidor, das 10h do dia 30 de junho até as 18h do dia 22 de julho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Candidatos(as) que atenderem aos critérios poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 30 de junho e 7 de julho.

As provas objetivas, compostas por 50 questões de conhecimentos gerais e 70 de específicos, e a prova discursiva, terão duração total de 4h30 e estão previstas para o dia 31 de agosto de 2025, no turno da tarde. As avaliações serão realizadas nos municípios de Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém. Em caso de necessidade, outros locais poderão ser utilizados.

Acompanhamento

Todo o acompanhamento do concurso, como confirmação de inscrição, divulgação de locais de prova, gabaritos e resultados, será feito exclusivamente pela página oficial do Cebraspe: www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pa_25_servidor.

Vagas e critérios

As vagas estão distribuídas por regiões judiciárias, conforme definido no edital. O provimento obedecerá à ordem de classificação dentro da região escolhida no ato da inscrição. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão ser lotados em qualquer comarca pertencente à respectiva região.

O concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos(as) negros(as) e 3% para candidatos(as) indígenas, de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e legislação vigente. Candidatos(as) que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão apresentar documentação comprobatória no momento da inscrição.

Requisitos

Para tomar posse, os(as) candidatos(as) devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (com direitos reconhecidos); estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se for o caso); possuir idade mínima de 18 anos; ter aptidão física e mental para o exercício do cargo; estar em pleno gozo dos direitos políticos; não ter sofrido sanção impeditiva para cargo público; declarar se exerce outro cargo público e possuir formação exigida para o cargo pretendido.

Cronograma

O cronograma completo, incluindo prazos para recursos, consulta à situação de inscrição, atendimento especializado e procedimentos específicos para candidatos(as) negros(as), indígenas e com deficiência, entre outras informações está detalhado no edital.

Etapas do concurso

A seleção será composta por quatro etapas:

• Provas objetivas (conhecimentos gerais e específicos), de caráter eliminatório e classificatório;

• Prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório;

• Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

• Avaliação de títulos, de caráter classificatório.