Prefeitura vai arcar com prejuízos de carros atingidos por queda de árvore na 14 de março

Técnicos da Semma estiveram no local e avaliam que a queda da árvore em Nazaré pode ter sido provocada por uma infestação de cupins.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 10:57

Prefeitura vai arcar com prejuízos de carros atingidos por queda de árvore na 14 de março, em Belém.
Prefeitura vai arcar com prejuízos de carros atingidos por queda de árvore na 14 de março, em Belém. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Belém emitiu uma nota informando que assumirá os custos relacionados aos danos causados aos veículos atingidos pela queda de uma árvore de grande porte na manhã desta quinta-feira (07), na Travessa 14 de Março, no bairro do Umarizal, em Belém.

Na nota, o órgão se solidariza com as pessoas vítimas do tombamento da árvore orientando que procurem a Câmara de Conciliação da Prefeitura de Belém, localizada na Procuradoria Geral do Município (Av. Presidente Vargas, 413 - Campina), para os procedimentos cabíveis. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) foram imediatamente acionados e estão no local para auxiliar as vítimas, retirar as árvores e orientar no trânsito. Durante a vistoria da árvore em Nazaré, foi identificada a necessidade de desligamento da rede elétrica para a continuidade dos serviços, tendo sido realizada solicitação à empresa Equatorial Pará.

Em relação ao que teria provocado a queda dessa árvore, técnicos da Semma estiveram no local e avaliam que a queda da árvore em Nazaré pode ter sido provocada por uma infestação de cupins. A árvore havia passado por manutenção recente. Entre janeiro e junho deste ano, mais de 1.400 árvores já receberam serviços de poda e avaliação técnica em toda a cidade.

A Prefeitura esclarece que duas árvores tombaram em diferentes pontos de Belém: uma na travessa 14 de Março, entre as avenidas José Malcher e Nazaré, e outra no Bosque Rodrigues Alves, reforçando que Belém e seus distritos contam com cerca de 240 mil árvores catalogadas. A força-tarefa iniciada pela atual gestão suprimiu 189 árvores por risco de queda, em um total de 500 identificadas em situação crítica.