Profissionais da enfermagem começam a receber piso salarial nesta sexta-feira, em Belém

A Prefeitura de Belém inicia nesta sexta-feira, 22, o pagamento do piso dos profissionais da enfermagem. Cerca de 3,5 mil trabalhadores foram cadastrados na plataforma InvestSUS para receber a complementação de valores e compor a base salarial no município, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:11

A Prefeitura de Belém inicia nesta sexta-feira, 22, o pagamento do piso dos profissionais da enfermagem. Cerca de 3,5 mil trabalhadores foram cadastrados na plataforma InvestSUS para receber a complementação de valores e compor a base salarial no município, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e ratificados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para a categoria, é uma conquista histórica.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, detalhou o conjunto de regras estabelecido pelo Ministério da Saúde para pagamento do piso. 'É importante que todos saibam que estamos seguindo diretrizes preconizadas nacionalmente. Em Belém, dependemos do aporte do governo federal para alcançar o valor que deve, efetivamente, ser pago aos servidores da categoria', explicou.

O planejamento e as regras instituídas pela legislação e pelo Judiciário para pagamento do piso salarial da enfermagem foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) à categoria em reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na última semana.

A primeira parcela de recursos enviada ao município, no valor global de R$ 6,9 milhões, vai possibilitar o pagamento referente ao retroativo do piso de maio a agosto aos servidores vinculados à Sesma e aos hospitais filantrópicos. O pagamento será em folha suplementar, no dia 23 deste mês, já disponível na conta dos trabalhadores na sexta-feira.

Fonte: Agência Belém