Saída de Belém tem trânsito intenso e acidente na BR-316; acompanhe

Mais de 63 mil veículos deixaram Belém no início do mês e fiscalização do Detran já autuou quase 9 mil condutores durante a Operação Verão 2025.

Publicado em 18 de julho de 2025 às 08:47

Reprodução 
Reprodução  Crédito: Redes sociais 

A movimentação nas estradas que ligam Belém aos principais balneários do estado segue intensa neste mês de julho, apesar da redução do período das férias escolares, seguindo o calendário escolar adaptado por causa  da COP30. Até o segundo final de semana do mês, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) registrou a saída de 63.853 veículos da capital paraense.

Para o terceiro fim de semana, a expectativa das autoridades é de novo aumento no fluxo. Segundo o Detran, por meio do videomonitoramento na BR-316, deve ocorrer uma alta de 20% na movimentação de veículos na rodovia. O trânsito já começou a ficar carregado na manhã de sexta-feira (18), após um acidente no KM-13 da BR 326, com lentidão registrada também nos principais pontos de saída da Região Metropolitana, próximo ao viaduto do Coqueiro e até a entrada da Alça Viária. 

Ainda não há informações de feridos. O incidente causou retenção por cerca de uma hora, aumentando o tempo de viagem de quem seguia em direção aos balneários.

Desde o início da Operação Verão 2025, o Detran intensificou a fiscalização nas rodovias para garantir a segurança de condutores e passageiros. De acordo com o balanço parcial do órgão, entre os dias 27 de junho e 6 de julho, foram registradas 8.587 autuações. Ao todo, 150 veículos foram removidos, a maioria por problemas como licenciamento vencido e motoristas não habilitados – as duas infrações mais recorrentes nas abordagens realizadas.

Além disso, 2.981 condutores foram autuados por trafegar com documentação irregular, e 3.708 testes de alcoolemia foram aplicados. Destes, 45 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, e 17 pessoas acabaram presas por crime de alcoolemia.

A fiscalização permanece ativa nas principais rotas de saída e retorno a Belém, com equipes distribuídas em pontos estratégicos. A expectativa das autoridades é de que o fluxo de veículos siga alto até o fim do mês, especialmente nos domingos de retorno, mas sem registros graves, como vem sendo observado até o momento.