Theatro da Paz recebe Festival TEAlentos nesta segunda-feira; saiba mais

O centenário Theatro da Paz, na área central de Belém, recebe nesta segunda-feira, 3, a terceira edição do Festival TEAlentos, as 19 h. O festival visa divulgar e valorizar as habilidades e talentos artísticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo lazer, visibilidade e inclusão social por...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:23

O centenário Theatro da Paz, na área central de Belém, recebe nesta segunda-feira, 3, a terceira edição do Festival TEAlentos, as 19 h. O festival visa divulgar e valorizar as habilidades e talentos artísticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo lazer, visibilidade e inclusão social por meio da arte e cultura.

O evento será transmitido pela TV Cultura e pelo canal do YouTube do Governo do Estado. A iniciativa é da Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação de Radiodifusão (Funteltpa)/TV Cultura do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Nos últimos dois anos, o Governo do Pará se empenha em garantir a contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de ações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que criou em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa).

Ao promover lazer, visibilidade e inclusão social por meio da arte e cultura, o Festival TEAlentos trouxe novidades em 2023. O evento está dividido em dois momentos diferentes: a Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur, que ocorreu no período de 27 de março a 1º de abril, e as apresentações de música e dança no Theatro da Paz, que ocorrerão logo mais e poderão ser vistas pela TV Cultura do Pará. 

Para quem tem pessoa com Espectro Autista em casa, o reconhecimento garantido pela programação e pela transmissão do show de TEAlentos soma forças na busca pelo espaço dessas pessoas na sociedade.