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05 Ago - 01h25
quarta, 05 de agosto de 2020

CANSEI DE SER GORDO

Anote a lista de alimentos que ajudam no combate o novo coronavírus

23 Abr 2020 - 09h00

Sabemos que nenhum alimento é ou será milagroso no combate ao novo corona vírus, mas também sabemos que um conjunto de ações, incluindo a alimentação, podem ser fatores determinantes para garantir a nossa vitória na guerra contra esse vírus. Dito isso, eu trago para você, através de uma postagem feita pela nutricionista comportamental e doutora em ciências pela FMUSP, Natasha Machado, uma lista de alimentos que devem ser consumidos pelas pessoas que estão em isolamento e outra com alimentos que devem ser ingeridos pelas pessoas que estão infectadas pela covid-19.

Vale lembrar que essa relação de alimentos foi proposta pela Associação Brasileira de Nutrologia, American Society of Enteral and Parenteral Nutrition e por artigo publicado no European Journal of Clinical Nutrition. 

Alimentos importantes para quem está em isolamento: 

Para melhorar o sono

É importante consumir fontes de triptofano no período noturno, especialmente leite e derivados, aveia, amêndoas e banana. 

Para fortalecer o sistema imunológico 

Caprichar no consumo de frutas e vegetais ampliando a disponibilidade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Consumir alimentos fonte de vitaminas A, C, D e E, zinco e selênio. 
A nutricionista Natasha Machado indica os seguintes alimentos: cenoura, vegetais folhosos, laranja, morango, limão, brócolis, espinafre, ovos, peixes, carne vermelha, queijos, iogurtes, feijão, azeite de oliva, sementes e oleaginosas.

 
Para quem já está infectado com a covid-19

Além de todos os alimentos citados acima, as recomendações da nutricionista e do estudo realizado pelas instituições de saúde são: 

O paciente precisa realizar hidratação contínua (mínimo de 240ml/h) e alimentação a cada duas ou três horas, totalizando seis refeições ao dia, mesmo sem fome ou sede. 
Segundo Natasha Machado, alimentos de alta densidade calórica e suplementos alimentares são recomendados, introduzidos de forma variada para evitar a monotonia alimentar. 
Os probióticos, aqueles vendidos em lojas de suplementos, podem ser utilizados caso tenha indicação de um especialista. 
Lembra do “Gatorade”? Pois é, esse tipo de bebida esportiva pode compor a hidratação, juntamente com água. 
Não pode fazer dietas restritivas e nem deixar de comer carnes. 

As medidas exatas de cada alimento e como balancear isso durante o seu dia você consegue passando por uma consulta com uma nutricionista. Para ter mais informações visite o instagram @_natashamachado ,  lá tem dicas ótimas e receitas super diferentes.

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