Dólar Comercial compra R$ 5,4144 venda R$ 5,4149 máxima 5,4146
segunda, 21 de setembro de 2020

Rolê Científico

Divulgadores científicos do Pará, conheça alguns grupos

Descubra o que é divulgação científica e quem faz.

05 Jul 2020 - 09h00Por Giovanni Palheta e Yuri Willkens

A divulgação científica é o processo de fazer as informações geradas pela ciência chegarem de forma mais simples de ser entendida pela população, ou mesmo, falar de um tema científico de forma fácil para um público não especializado. Não basta apenas falar de pesquisa, métodos, buracos negros ou vesículas fagocitárias. Na divulgação científica, quem comunica tem o dever de tornar tudo isso acessível.

O que queremos dizer é que apenas comunicar sobre ciência (o que muitos cientistas fazem), ou falar apenas para seus similares, não é nem de longe fazer divulgação científica. A divulgação científica é tornar a ciência popular sem banalizá-la. Este ato de entregar informações “mastigadas” para a sociedade é muito importante para que tenhamos pessoas informadas de maneira adequada.

Este trabalho de comunicação é feito pelos chamados divulgadores científicos e exige muita responsabilidade e habilidade, pois qualquer deslize pode gerar desinformação ao invés de conhecimento. No Brasil temos divulgadores científicos pioneiros bastante relevantes como o médico Drauzio Varella e o físico Marcelo Gleiser.

Felizmente a divulgação científica cresce bastante no país e temos a presença de inúmeros grupos nas redes sociais. Mesmo que existam muitos embustes propagando desinformação online, há diversas pessoas espalhando conhecimento por aí. Nesta coluna, indicamos alguns grupos independentes de divulgação científica do estado do Pará que se dedicam a levar informações acuradas para o público:

Biodiversidade em foco

O grupo biodiversidade em foco foi criado em 2020, possui 4 integrantes que produzem e orientam a produção dos conteúdos. O foco deles é levar um pesquisador por semana para fazer uma sequência de post’s (threads) sobre sua pesquisa em biodiversidade e sobre o cotidiano científico.

Grupo de estudo de artrópodes da Amazônia – GEAA

O GEAA é um grupo criado em 2018 que objetiva tornar popular o vasto grupo biológico dos artrópodes que são animais invertebrados com pés articulados como caranguejos, aranhas, besouros, lacraias, moscas e por aí vai. Possuem post’s bilíngues e participam de diversas exposições e eventos de educação ambiental. O grupo faz a divulgação pelo Facebook, Instagram e Youtube.

Herpaidégua

O grupo herpaidégua foi criado em 2019 e atua na divulgação científica da área denominada herpetologia, que estuda répteis e anfíbios. Além do trabalho de desmistificação de animais como as serpentes, o grupo faz post’s bilíngues, divulga pesquisas e produz eventos.

Rolê científico

Por último e não menos importante, nós do Rolê científico. O Rolê foi criado em 2019, é administrado pelos dois autores da coluna e possui um dos maiores alcances dentre os grupos de divulgação científica do estado do Pará. Além de produzir a coluna de ciência do portal Roma News, nós estamos no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. Falamos de diversos temas da ciência e damos ênfase no combate a pseudociências e desinformações causadas por notícias falsas e outros tipos de bobagens. Durante a pandemia estamos divulgando as descobertas científicas recentes e desmistificamos assuntos relacionados ao novo coronavírus.

Outros grupos e projetos

Além da atuação online desses grupos independentes, também há a popularização do conhecimento científico de forma presencial, de modo fixo e itinerante por grupos e projetos vinculados ou não a instituições como, por exemplo, o Museu Goeldi de portas abertas projeto referência na região, a Casa da ciência, o Coletivo Jovem de meio ambiente do Pará e o Universidade na praça.

Existem outros projetos e pessoas que de modo independente também fazem um ótimo trabalho. Aqui recomendamos apenas alguns grupos paraenses de educação e popularização do conhecimento científico.