
Com 211 prefeitos eleitos neste ano, o Republicanos entrou na lista dos dez maiores partidos do Brasil, sendo o mais conservador deles.
Entre as grandes cidades, o partido vai governar Vitória, Campinas e Sorocaba, conquistadas no segundo turno.
O Republicanos ganhou força eleitoral com conquistas no primeiro turno em pequenos e médios municípios, tendo ainda 2.572 vereadores que podem ampliar a bancada federal no Congresso.
Já no primeiro mandato como deputado, o presidente do partido, Marcos Pereira (SP), chegou ao cargo de vice-presidente da Câmara e agora almeja suceder ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A eleição interna do Congresso é o próximo passo da política.
Os prefeitos eleitos pelo partido superam, por exemplo, os 183 vitoriosos do PT. Foi um ganho de mais de cem prefeituras.
Sem amarras ideológicas e com apetite por espaços no governo, o Republicanos apoiou os últimos três presidentes da República: Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Atualmente abriga dois dos filhos parlamentares de Jair Bolsonaro: o vereador no Rio Carlos Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (RJ).
Origem
O Republicanos foi criado há 15 anos com incentivo de líderes evangélicos. O partido surgiu em 2003, tendo como maior nome o ex-vice-presidente José Alencar. Desde 2011, a legenda é dirigida por Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e ex-diretor da Record TV.
O partido esforça-se para se desvencilhar de reveses na sua maior vitrine até agora, a prefeitura do Rio de Janeiro, administrada pelo prefeito Marcelo Crivella, bispo da Universal e sobrinho de Edir Macedo, o fundador da igreja.
Derrotas
As pesquisas internas que o partido encomendava já mostravam dificuldades no Rio e em São Paulo, o que faria a direção nacional resistir às candidaturas de Crivella e do deputado Celso Russomanno. As duas derrotas são atribuídas mais à má gestão do prefeito e erros de estratégia e comunicação de Russomanno. “As pessoas não rejeitaram o partido, mas sim os candidatos. Tanto que elegemos sete vereadores no Rio e quatro em São Paulo”, afirmou Pereira.
Fonte: IstoÉ
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

MUDANÇA
Veja como funciona o processo de transição de governo nas prefeituras
01/12/2020 04:58

CORRUPÇÃO ELEITORAL
Disque Denúncia recebeu mais de três mil denúncias durante campanha eleitoral no Pará
30/11/2020 21:00

ELEIÇÕES 2020
Candidatos eleitos têm até 15 de dezembro para apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral
30/11/2020 15:07

AGILIDADE
Resultado das Eleições no Pará foram as mais rápidas do Brasil, aponta TRE
30/11/2020 14:55

CREDIBILIDADE EM RISCO
Ibope errou previsão em pelo menos sete capitais; veja
30/11/2020 14:24