
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu suspender, já a partir desta quinta-feira, 5, comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e quaisquer tipos de eventos de campanha política presencial, seja em espaço aberto, semiaberto e até em formato drive-in, confraternizações e arrecadações de fundos de campanha, que possam vir a causar aglomerações de pessoas.
A decisão atende preocupação manifestada em ofício pela Procuradoria Regional Eleitoral do Pará, de terça-feira, 3, que pede a proibição de “atos presenciais de campanha que causem aglomeração de pessoas, tais como: comícios, bandeiraços, passeatas, carreatas e similares".
A medida visa conter a propagação do vírus da covid-19 no estado. De acordo com o TRE, a "conjuntura de extrema gravidade e incertezas decorrente da pandemia da covid-19 está por exigir postura responsável de todos e, sobretudo, daqueles que almejam ocupar cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, responsáveis pela definição e execução de políticas públicas, bem assim da própria Justiça Eleitoral".
A resolução, assinada pelo desembargador Roberto Gonçalves de Moura, prevê, ainda, o uso de força policial para fazer valer as novas orientações, podendo os responsáveis pelo descumprimento serem enquadrados em "crime de desobediência".
Campanhas políticas são marcadas por desrespeito às normas sanitárias
Reportagem do Portal Roma News mostrou um verdadeiro "festival" de aglomerações, contato físico e a falta de utilização de máscaras no pleito municipal de 2020 no Pará. As imagens chegaram a ser divulgadas nos perfis dos próprios candidatos.
A aglomeração, sem o correto distanciamento social de 1,5 metro, e o não uso de máscaras favorecem a transmissão do novo coronavírus, conforme orienta a pesquisadora e médica infectologista da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rita Medeiros. “Justamente agora, que estamos com aumento de casos da doença na cidade de Belém. E o que vemos nas passeatas e carreatas é uma quebra generalizada dessas regras obrigatórias em tempos de pandemia”, afirmou.
Os dados comparativos de 28 de setembro, início da propaganda eleitoral, até quarta-feira, 4, divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sespa), indicam que houve um aumento no número de casos confirmados no período. Em uma semana, Belém registrou quase 2 mil novos casos do novo coronavírus.
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

FORÇA ELEITORAL
Republicanos tem mais de 200 prefeitos eleitos e ganha espaço entre partidos da direita
01/12/2020 08:24

MUDANÇA
Veja como funciona o processo de transição de governo nas prefeituras
01/12/2020 04:58

CORRUPÇÃO ELEITORAL
Disque Denúncia recebeu mais de três mil denúncias durante campanha eleitoral no Pará
30/11/2020 21:00

ELEIÇÕES 2020
Candidatos eleitos têm até 15 de dezembro para apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral
30/11/2020 15:07

AGILIDADE
Resultado das Eleições no Pará foram as mais rápidas do Brasil, aponta TRE
30/11/2020 14:55