5 lugares (não turísticos) que todo mundo precisa conhecer em Belém

Até quarta-feira, 9, os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para Belém. A capital do Pará, que vai ser sede da COP30, em novembro de 2025, é palco até domingo, 6, dos Diálogos Amazônicos e da Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia; e de terça, 8, até quarta-feira, 9, recebe a Cúpula da Amazônia....

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:31

Até quarta-feira, 9, os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para Belém. A capital do Pará, que vai ser sede da COP30, em novembro de 2025, é palco até domingo, 6, dos Diálogos Amazônicos e da Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia; e de terça, 8, até quarta-feira, 9, recebe a Cúpula da Amazônia.

os eventos trazem à cidade políticos, ministros, chefes de estado, personalidades, artistas, além de representantes da sociedade civil organizada e jornalistas de várias partes do mundo.

pensando em tantos visitantes, o Roma News listou uma série de lugares (fora do roteiro turístico tradicional) para quem quer degustar o melhor da culinária e da cultura de Belém como um verdadeiro 'belenense raiz'.

Unha da Conselheiro e Casa Camilo

A unha de caranguejo é quase uma instituição em Belém. E, se você perguntar para um belenense onde comer a iguaria, é muito provável que 9 em vada 10 indiquem dois espaços espretenciosos, mas que servem o melhor salgado da cidade.

A Unha da Conselheiro, como o próprio nome sugere, fica na Avenida Conselheiro Furtado, 2588. Infelizmente não abre aos finas de semana, mas para quem vai estender a estadia, funciona de segunda a sexta, de 15h às 19h.

. Crédito: .

Outra opção é a já tradicional Casa Camilo, que fica na Travessa Curuzu, 2005. Além da unha de caranguejo, o estabelecimento tem um caldo de cana que, para muitos belenensese, é a combinação perfeita. Funciona de segunda a sexta, de 6h às 18h, e sábado, de 6h às 14h.

. Crédito: .

Apoena

Se a intenção é ouvir música genuinamente paraense e, quem sabe, até arriscar uns passos de brega, carimbó e guitarrada, a pedida é o Apoena.

O bar fica na Avenida Duque de Caxias, 450, e, além de música e dança paraense, tem um cardápio recheado com peixes da região.

Tacacá do Renato

Para quem quer experimentar o famoso tacacá como um típico belenense, ou seja, na calçada; vá ao Tacacá do Renato, na Travessa Pirajá, s/n, no bairro do Marco. Abre todos os dias, a partir das 16h.

. Crédito: .

Bar The Beatles

Se você dispensa os bons drinks, mas não abre mão de cerveja gelada, tem mais um llugar em Belém que você precisa conhecer. É o Bar The Beatles. Além do proprietário, que já faz parte do folclore da cidade, ali, os amantes de vinil vão encontrar uma das mais completas e raras coleções dos anos 1960, 70, 80. Além de Beatles, É CLARO, tem muito vinil de bandas internacionais e clássicos da MPB e Rock Nacional.

Localizado na rua Cesário Alvim com Bom Jesus, no bairro da Cidade Velha, abre as sextas e sábados a partir das 19h30.