Museus de Belém tem entrada gratuita até domingo, 24; confira a programação

Os museus e memoriais vinculados à Secult integram a programação da Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro, que marca o início da primavera e chega este ano a sua 17ª edição com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+,...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:13

Os museus e memoriais vinculados à Secult integram a programação da Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro, que marca o início da primavera e chega este ano a sua 17ª edição com o tema 'Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas'. No Pará, os espaços gerenciados pelo Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM), vinculado à Secretaria de Cultura do Pará (Secult), integram a programação com diversas atividades do dia 18 até o dia 24 de setembro.

Participam da programação em Belém: o Museu de Arte Sacra/Igreja de Santo Alexandre; o Museu do Forte; o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; o Museu do Estado do Pará; o Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola, e o Parque Cemitério Soledade. No interior, o Museu do Marajó, no munícipio de Cachoeira do Arari, no arquipélago marajoara, também ofertará ao público diversas programações. Todos os espaços funcionarão em regime de gratuidade de segunda (18) a domingo (24).

Entre os dias 19 e 22, no Museu da Imagem e do Som, ocorrerá uma mostra audiovisual com a temática LGBT+ com produções que trabalham a questão de gênero na cinematografia contemporânea. Além de exposições e mostras de vídeos, a programação contará ainda com palestras, visitas guiadas, ações educativas, rodas culturais e de conversas, performances, dentre outras, como é o caso da apresentação de Elói Iglesias, em programação alusiva a memória da 'Festa da Chiquita'.

A programação é toda alinhada ao tema desta edição. 'O tema 'Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas' nos convida a refletir sobre o papel atual dos museus, principalmente considerando o que vivenciamos nos últimos quatro anos. O museu precisa ser mais ativo na sociedade e também passar por uma revisão de suas próprias narrativas. Assim, esse tema nos desafia a transformar nossos espaços em lugares mais acolhedores e representativos', diz Armando Sobral, diretor do SIMM/Secult.

Confira a programação nos espaços gerenciados pelo Sistema Integrado de Museus e Memorais da 17ª Primavera dos Museus:

19/09 - 09h às 11hRODA DE CONVERSA - 'Ocupação territorial e histórico dos quilombos no Marajó' - Apresentação de resultados parciais de pesquisa e roda de conversa.Local: Museu do Marajó - Travessa Maj. Emiliano Santos, 199 - Cachoeira do Arari (PA).

19/09 a 22/09 - 19h às 21hEXIBIÇÃO DE FILME - Mostra audiovisual LGBT+ - Ciclo de exibição com produções que trabalham a questão de gênero na cinematografia contemporânea.Local: Museu da Imagem e do Som - Centro Cultural Palacete Faciola - Av. Nazaré, 138 - Bairro Nazaré - Belém (PA).

20/09 - 10hVISITA GUIADA - Percurso comentado na exposição Brecheret ModernistasLocal: Museu do Estado do Pará - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém (PA)

20/09 - 15h às 17hEXIBIÇÃO DE FILME - 'Meus Santos saúdam os Seus Santos' - exibição, seguida de bate-papo com o autor Rodrigo Antônio.Local: Museu do Marajó - Av. Maj. Emiliano Santos, 199 - Cachoeira do Arari (PA).

21/09 - 18h às 20hAPRESENTAÇÃO - Performance e palestra sobre a memória da 'Festa da Chiquita', como uma das manifestações profanas do Círio, com o artista Elói Iglesias - registro audiovisual a ser destinado ao acervo do MIS.Local: Museu do Estado do Pará - Praça Dom Pedro II, s/no - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

21/09 - 19h às 21hEXPOSIÇÃO - 'Memórias da Chiquita' - Mostra de fotografias e vestuário, com curadoria do artista Elói IglesiasLocal: Museu do Estado do Pará/Capela - Praça Dom Pedro II, s/no - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

21/09 - 10h às 12hPALESTRA - 'Quais histórias contam esses cacos? - Memória e patrimônio arqueológico', com o arqueólogo Paulo do Canto.Local: Museu do Marajó - Av. Maj. Emiliano Santos, 199 - Cachoeira do Arari (PA).

23/09 - 10h30 às 12hOUTROS - Ação Cultural Coletiva: 'Ativação de obras do artista Manoel Pastana' - Mediação sobre lâminas em aquarela do artista, seguida de releitura coletiva, com vistas a redimensioná-las simbolicamente.Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Rua Siqueira Mendes, s/no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

23/09 - 16hVISITA MEDIADA - Exposição 'Amazônia Presente' - Mediação educativa da exposição, com os curadores Alexandre Sequeira e John Fletcher.Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Rua Siqueira Mendes, s/no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

24/09 - 9hOUTROS - Visita mediada com o historiador Michel PinhoLocal: Parque Cemitério da Soledade - Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos, Belém (PA).

24/09 - 18h30 às 20h30APRESENTAÇÃO - Projeção de video mapping: Apresentação audiovisual educativa com projeção de imagens produzidas a partir de IA sobre a temática da 'Primavera dos Museus'.Local: Forte do Presépio - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/ no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

24/09 - 17h às 19hOUTROS - Roda Cultural com capoeira, samba de roda e maculelê, realizada pelo Coletivo Tamboriê.Local: Forte do Presépio - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).