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VIDA SAUDÁVEL

Nutricionista dá dicas de como aproveitar a Páscoa sem dor na consciência

18 Abr 2019 - 06h00Atualizado 17 Abr 2019 - 18h43Por Da Redação
Nutricionista dá dicas de como aproveitar a Páscoa sem dor na consciência - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Páscoa está chegando e as lojas especializadas estão cheias de ovos e barras de chocolate de todos os tipos. E, claro, é difícil resistir à tentação e não experimentar alguns dos produtos. Mas é possível identificar qual tipo de chocolate contém menos gorduras e é "menos ofensivo" à balança.

De acordo com a nutricionista, Virgínia Medeiros, é possível passar pela Páscoa e aproveitar as delícias oferecidas pela indústria do chocolate sem ter dor de cabeça depois.

É que geralmente os chocolates amargos contém um índice de leite e gorduras menor, sendo mais saudáveis. Os dados podem ser verificados nas embalagens dos produtos. "O chocolate 70% cacau é bem mais interessante, porque ele contém uma quantidade maior de cacau e o cacau é um alimento com muitos nutrientes, rico em antioxidantes", comenta a nutricionista.

Já o chocolate ao leite, ou o chocolate branco, normalmente são os mais procurados pelos consumidores, mas contém uma adição de açúcar e gorduras bem maior, o que aumenta os riscos de surgimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

"O consumo desses produtos não pode ser uma rotina. Eles podem ser consumidos de forma moderada, uma vez ou outra", lembra Virgínia.

Chocolate ao leite: Conta com pelo menos 25% de pó de cacau em sua composição, também possui leite, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. Além disso, o doce possui muito açúcar e pode ter gorduras hidrogenadas.

Chocolate meio amargo: Conta com pelo menos 40% de pó de cacau em sua composição. Possui menos leite e açúcar. As quantidades de pó de cacau ainda não são suficientes para proporcionar benefícios consideráveis à saúde.

Chocolate amargo: Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde. 

Com informações da assessoria/Hapvida

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