Pará sanciona lei que torna Bloco de carnaval de Icoaraci patrimônio cultural de natureza imaterial do estado

Na manhã desta sexta-feira, 7, o governador do Pará, Helder Barbalho, sancionou a lei de n°. 10.543, onde a Assembleia Legislativa do Estado do Pará estatui, tornando o Bloco de Carnaval “Rabo de peru”, patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará. O projeto é realizado anualmente, no distrito de Icoaraci, em Belém, capital...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 15:41

Na manhã desta sexta-feira, 7, o governador do Pará, Helder Barbalho, sancionou a lei de n°. 10.543, onde a Assembleia Legislativa do Estado do Pará estatui, tornando o Bloco de Carnaval 'Rabo de peru', patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará. O projeto é realizado anualmente, no distrito de Icoaraci, em Belém, capital paraense.

Segundo a Lei, que entra em vigor nesta sexta-feira, o Poder Executivo procederá os registros necessários nos livros próprios do órgão competente na forma da lei.

O bloco Rabo do Peru, com 28 anos de história, retornou em 2023, após dois anos sem sair às ruas. Em 2020, em sua última apresentação antes da pandemia da Covid-19, o bloco reuniu 200 mil pessoas em Icoaraci. Após dois anos, o bloco Rabo do Peru pôde desfilar pelas ruas, como um bloco tradicional do distrito, que reúne não somente os moradores da região, mais também foliões da Região Metropolitana de Belém, que sempre prestigiam o evento.