
Cenário de grandes memórias da cultura amazônica, as águas do Rio Caeté, localizado em Bragança, no nordeste paraense, estão presentes no cotidiano das pessoas que fazem desse local uma extensão do seu lar. Pensando na influência que esse rio tem na vida da população bragantina, o artista paraense, Paulo César Jr., desenvolveu o projeto cênico “Margens do Caeté”, um conjunto de três vídeos performances que trazem à tona a cultura, o imaginário e a realidade, de forma subjetiva e poética, da pérola do Caeté. A primeira performance foi lançada na manhã desta terça-feira, 12, no YouTube.
A obra evidencia as margens do rio Caeté, tanto no sentido físico, a partir de suas águas que atravessam cidades e vilas da região, quanto no sentido social e cultural da população. “Essas margens representam as pessoas que estão por trás das questões culturais da localidade, como por exemplo, as costureiras que preparam as roupas das Marujas, o poeta que escreve sobre a cidade, as pessoas que trabalham na feira e tantos outros”, explica o artista.
Após seis anos morando na capital paraense onde participou de inúmeras produções teatrais, o ator Paulo César Jr. retornou à Bragança, sua cidade natal, algumas semanas antes do início da pandemia. Para ele, o momento foi de adaptação e de recomeço de uma nova jornada. “Eu tive que me reinventar como artista cênico, já que a presença física das pessoas estava impossibilitada. Dentro desse contexto, eu comecei a pensar em um projeto onde eu pudesse realizar o meu trabalho de ator e performer e, ao mesmo tempo, usar o audiovisual e o meio digital ao meu favor. Assim surgiu o projeto Margens do Caeté que será disponibilizado no YouTube”, comenta.
No total de três vídeos performances, cada apresentação aborda um olhar sobre o rio Caeté. Denominada de “Correnteza”, a primeira performance traz os aspectos culturais que acontecem nas margens do rio como a Festividade de São Benedito. A segunda performance batizada de “Lama”, o público terá a oportunidade de entrar em contato com as lendas e o imaginário amazônico a partir da vivência das comunidades ribeirinhas. Já a terceira e última performance do projeto ganhou o nome de “Margens” por mostrar as questões sociais do rio Caeté, ou seja, traz uma reflexão a partir das pessoas que retiram do rio a renda para o seu sustento.
Os três vídeos que constituem o projeto estarão disponíveis de forma gratuita na internet através do financiamento público do Prêmio Preamar de Cultura e Arte, que selecionou 100 projetos de diversas linguagens e expressões artísticas de várias regiões do Estado.
Natural de Bragança, Paulo César Jr. é ator, performer, diretor, encenador e produtor. Mestrando em Artes (PPGARTES-UFPA), licenciado em Teatro (UFPA) e Técnico em Teatro (ETDUFPA). É um dos integrantes fundadores do Zecas Coletivo de Teatro. Além disso, o artista é empreendedor cultural na Correnteza Produções e pesquisador das artes cênicas e performatividades, onde se dedica ao estudo de processos de criação artística, estruturas de produção, e assuntos referentes à história e a memória das artes cênicas na Amazônia.
Ele iniciou profissionalmente no Grupo Teatral Espaço & Arte na sua cidade natal em 2008. É sócio estudante da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e Pesquisador no Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia\CNPq\UFPA na linha de pesquisa Memória e Performatividades.
Confira:
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

LIVE
Banda paraense ‘Maniçoba Trio’ celebra Dia Mundial do Compositor em show online
28/01/2021 09:00

ROMACAST
Entenda porquê Bridgerton se tornou a série mais assistida da Netflix
28/01/2021 05:00

É REAL
Foto de bastidores de 'iCarly' leva fãs à loucura
27/01/2021 18:55

OPORTUNIDADE
Festival Tucunduba realiza oficinas audiovisuais para a juventude periférica
27/01/2021 18:30

ANOTA AÍ
Espetáculo teatral abre programação deste ano do Teatro do Sesi
27/01/2021 17:40