
O XVII Festival de Ópera do Theatro da Paz encerra sua programação no próximo sábado (15), este ano O concerto de Encerramento será realizado dentro do teatro, usufruindo da acústica privilegiada do evento, que contempla compositores clássicos como Verdi, Manuel de Falla, Carlos Gomes, Rossini, Bernstein, Loewe, fazendo também uma espécie de resumo de tudo que foi apresentado este ano. Outra novidade são os trechos de obras adaptadas para musicais da Broadway, que entraram no programa.
Pela primeira vez o concerto de encerramento do Festival de Ópera do Theatro da Paz será realizado dentro do teatro, o que eleva o aprimoramento técnico do evento e da apresentação de músicos e solistas. “Eu entendo que são duas coisas diferentes. Concerto ao ar livre, sonorizado, nunca é perfeito. E é preciso dizer que o Theatro da Paz é considerado uma das melhores acústicas do Brasil, então será uma beleza ver cantores jovens, daqui e cantores de fora, experientes, colocarem sua arte num lugar adequado, e que é, de fato, ao contrário so uso do microfone, a praia deles”, diz Gilberto Chaves.
O concerto conta com a execução da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e com os solistas Andrey Mira (baixo), Juliane Lins (soprano), Glaucivan Gurgel (tenor), Rodolfo Giugliani (barítono), Lanna Bastos (soprano), Kézia Andrade (soprano) e Fernando Portari (tenor), que interpretarão um resumo das obras apresentadas no ano festival, “A Vida Breve”, do espanhol Manuel de Falla, e “Um Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi.
Pedro Messias rege pela primeira vez a OSTP
A regência será do maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Pedro Messias, que está há um ano em Belém e atua ao lado do maestro Miguel Campos Neto, regente titular. Será sua primeira oportunidade de Pedro Messias à frente da sinfônica. Ele diz que esse concerto coroa tudo que aconteceu este ano no festival.
“Faremos a abertura da ópera de Verdi e que quem assistiu ‘Um Baile Máscaras’ vai reconhecer algumas partes, o que vai dar para perceber como o compositor em diversas óperas traz a mesma ideia em sua obra, uma identidade do compositor transpassando as composições. É um repertório que mostra também a melhor parte da orquestra”, comenta o maestro Pedro Messias.
Trechos de musicais da Broadway
Além do concerto de encerramento ser dentro do teatro, outra novidade está no programa, que este ano incorpora obras que já foram transformadas em musicais, uma grande novidade, como trecho de “My Fair Lady”, um clássico do austro-americano Frederick Loewe, que também já foi adaptado para os cinemas.
“Ele é um dos meus compositores favoritos e foi uma indicação minha. Tem sido crescente o interesse do público pelos musicais e estes dois são musicais robustos, que têm uma linguagem estética muito bem feita e muito próxima da ópera. ‘My Fair Lady’ foi um grande musical. E Bergstein foi compositor, pianista e regente, um gênio da época dele, faria 100 anos e também quis comemorar essa data aqui em Belém”, explica Pedro Messias.
Também será mostrado um trecho de “West Side Story”, do compositor Leonard Bernstein, que também já virou filme, pela ocasião do centenário de seu nascimento - o que tem gerado comemorações em diversos eventos de música erudita, e de “O Fantasma da Ópera”, uma produção que tem rodado o mundo inteiro com diversas montagens, e por isso também decidiu trazer um pouco desse universo para o Concerto de Encerramento.
Programa:
Concerto de Encerramento
Data: 15 de setembro
Hora: 20h
Local: Theatro da paz
ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ
Regente Maestro Pedro Messias
Iluminação Rubens Almeida
Direção Gilberto Chaves e João Augusto Ó de Almeida
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
La gazza ladra – Abertura
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Macbeth – Come dal ciel precipita
Andrey Mira, baixo
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Cosi fan tutte – In uomini, in soldati
Juliane Lins, soprano
MITCH LEIGH (1928-2014)
Man of La Mancha – The impossible dream
Glaucivan Gurgel, tenor
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Un ballo in maschera - Eri tu che macchiavi
Rodolfo Giugliani, barítono
CARLOS GOMES (1836 -1896)
Lo Schiavo - Oh ciel di Parahyba
Lanna Bastos, soprano
GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
Un ballo in maschera - Saper vorreste
Kézia Andrade, soprano
LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West side story – Tonight
Lanna Bastos, soprano
Fernando Portari, tenor
MANUEL DE FALLA (1876-1946)
La Vida Breve - Dansa espanhola
Ballet da ópera
LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West side story – Maria
Fernando Portari, tenor
CARLOS GOMES (1836-1896)
Lo Schiavo –Sogni d’amore
Rodolfo Giugliani, barítono
FREDERICK LOEWE (1901-1988)
My fair Lady - I Could Have Danced All Night
Kézia Andrade, soprano
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Turandot - Nessun dorma
Com informações da assessoria
Deixe seu Comentário
Leia Também

RECEITA
Aprenda a fazer uma coxinha de tapioca
17/02/2019 14:11

AEEE
Todos os episódios do Castelo Rá-Tim-Bum estão disponíveis em um canal do YouTube
17/02/2019 13:36

CANCELADO
Mesmo colunista que afirmou que Little Mix seria confirmado no Rock in Rio volta atrás e diz que grupo não vem mais
17/02/2019 11:00

BOICOTE
Rádio baiana bloqueia ouvintes que pedem para ouvir Pabllo Vittar
17/02/2019 10:08

"O LEOPARDO"
Filme ganhador da Palma de Ouro tem exibição gratuita no Cine Alexandrino Moreira
17/02/2019 10:00