Ex-Seleção sofre desmaio em exame e deve encerrar a carreira

Meia de 34 anos está internado na UTI após complicações cardíacas; família pressiona pela aposentadoria

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 14:43

Oscar foi submetido a um cateterismo diagnóstico e a uma ressonância, após apresentar alterações cardíacas
Oscar foi submetido a um cateterismo diagnóstico e a uma ressonância, após apresentar alterações cardíacas Crédito: Paulo Pinto /São Paulo

O meia Oscar, de 34 anos, deve anunciar sua aposentadoria do futebol nas próximas semanas. O jogador do São Paulo passou mal e desmaiou durante exames de rotina realizados na última terça-feira, no CT da Barra Funda. Ele foi levado às pressas ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde permanece internado na UTI, em observação.

Oscar foi submetido a um cateterismo diagnóstico e a uma ressonância, após apresentar alterações cardíacas. Apesar do susto, o quadro é estável, e ele segue recebendo acompanhamento médico e o apoio de familiares e dirigentes do Tricolor. O clube deve divulgar um boletim oficial nesta quarta-feira (12).

O jogador vinha sendo medicado desde agosto devido a um problema no coração, mas tinha liberação médica para atuar. O São Paulo havia optado por não tornar o caso público a pedido do próprio atleta.

A família de Oscar, especialmente a esposa Ludmila Emboaba, tem pressionado para que ele deixe o futebol e priorize a saúde. O casal, que tem dois filhos — Júlia e Caio —, quer um cotidiano mais tranquilo e próximo das crianças.

Abalado com o episódio, o próprio jogador reconhece que chegou o momento de encerrar o ciclo nos gramados e cuidar do bem-estar. Com uma carreira marcada por passagens de destaque por Internacional, Chelsea, seleção brasileira e uma longa e lucrativa trajetória no futebol chinês, Oscar construiu uma fortuna estimada em mais de R$ 1 bilhão, o que o coloca entre os atletas mais ricos do país.