Flamengo e Fluminense fazem o primeiro clássico da final do Carioca

Flamengo e Fluminense se enfrentam, neste sábado, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Em momentos distintos, os clubes se enfrentam pela segunda vez no ano e voltam a decidir a competição. Enquanto o Tricolor busca o segundo título consecutivo em cima do rival, o Rubro-Negro tenta superar...

Publicado em 1 de abril de 2023 às 11:07

Flamengo e Fluminense se enfrentam, neste sábado, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Em momentos distintos, os clubes se enfrentam pela segunda vez no ano e voltam a decidir a competição. Enquanto o Tricolor busca o segundo título consecutivo em cima do rival, o Rubro-Negro tenta superar os fracassos do início da temporada e levantar sua primeira taça em 2023.

Sem sucesso na Supercopa, no Mundial e na Recopa, sobrou o Carioca para o Flamengo de Vítor Pereira não passar em branco no primeiro semestre da temporada. Pressionado, um possível vice pode custar o cargo do português, que até o momento não conseguiu fazer o elenco rubro-negro performar no nível esperado. O time da Gávea, inclusive, foi inferior ao Vasco em diversos momentos e esteve perto de uma queda precoce na semifinal do Estadual.

O intervalo entre os jogos, no entanto, faz a torcida do Flamengo ter esperança em uma evolução nas finais. A última vez que o Rubro-Negro entrou em campo foi no dia 19 de março. De lá pra cá, Vítor Pereira teve uma semana livre de treinamentos para preparar o time que iniciará a decisão. Um grande problema para o português é a ausência de Arrascaeta, que sofreu uma lesão muscular grave e deve ser baixa até maio.

Além do desfalque do craque uruguaio e da pressão em cima de VP, o Flamengo terá outro fator a superar: o retrospecto negativo diante do clube das Laranjeiras. Nas últimas doze partidas, o Rubro-Negro foi derrotado em oito, ficou no empate em duas e venceu as outras duas. Outra recorte que demonstra o favoritismo do Flu são os jogos em que o Fla foi mandante, assim como será neste sábado. Nos últimos cinco encontros, são cinco triunfos do Tricolor.

Por outro lado, um título em cima do time de Fernando Diniz pode significar uma virada de chave na temporada. Tanto para o clube, como para Vítor Pereira, que ainda não sabe o que é viver sem pressão no Ninho do Urubu. Para isso, o Flamengo terá que demonstrar um futebol que ainda não exibiu na temporada e ser superior ao qualificado time do Fluminense em 180 minutos.

Pelo lado do Fluminense, o clima é de muito otimismo para os dois jogos que decidirão o Campeonato Carioca. Vindo da melhor atuação do ano, na goleada por 7 a 0 sobre o Volta Redonda, o time de Fernando Diniz ainda ganhou uma grande peça para uma posição carente do elenco, com a chegada de Marcelo. O lateral-esquerdo pode estrear, já na final da competição.

O time de Fernando Diniz vai para o clássico, em uma posição que se tornou quase que inusitada, nos últimos anos. Das quatro finais seguidas de Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, essa é a primeira vez que o clube das Laranjeiras é apontado como favorito do confronto.