NBA All-Star Game: saiba tudo sobre o 'Jogo das Estrelas' da maior liga de basquete do mundo

Histórico O All-Star Game teve sua primeira edição na temporada de 1950 – 51 e foi realizado no Boston Garden (atual TDGarden) idealizado pelo diretor de publicidade da liga na época, Haskell Cohen e o proprietário do Boston Celtics, Walter A. Brown, com o intuito de recuperar a atenção do público ao campeonato...

Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 18:07

Histórico

O All-Star Game teve sua primeira edição na temporada de 1950 - 51 e foi realizado no Boston Garden (atual TDGarden) idealizado pelo diretor de publicidade da liga na época, Haskell Cohen e o proprietário do Boston Celtics, Walter A. Brown, com o intuito de recuperar a atenção do público ao campeonato reunindo os 24 melhores jogadores da liga.

A competição

Além do próprio jogo das estrelas, no decorrer dos anos o evento deixou de ser apenas em um dia e passou a se chamar 'All-Star Weekend', reunindo diversas outras atrações de sexta a domingo. Jogo das Celebridades, Torneio de Habilidades, Torneio de Enterradas, Torneio de 3 Pontos e o Rising Stars (jogo que reúne as principais jovens promessas da liga) são os eventos do fim de semana.

Nesse domingo, 18, o jogo das estrelas vai voltar ao formato de disputa tradicional com os times divididos entre Time da Conferência Leste e Time da Conferência Oeste, a liga havia mudado para o formato de capitãs desde 2017, onde os dois jogadores mais votados de cada conferência escolhiam os seus companheiros dentre os demais selecionados na votação.

Confira a lista dos selecionados desse ano

Oeste: Luka Doncic, Kevin Durant, Shai Gilgeous-Alexander, Lebron James, Nikola Jokic, Devin Booker, Stephen Curry, Anthony Davis, Anthony Edwards, Paul George, Kawhi Leonard e Karl-Anthony Towns.

Leste: Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid, Tyrese Haliburton, Damian Lillard, Jayson Tatum, Bam Adebayo, Paolo Banchero, Scottie Barnes, Jaylen Brown, Jalen Brunson, Tyrese Maxey, Donovan Mitchell, Julius Randle, Trae Young.Obs: Scottie Barnes e Trae Young substituem Joel Embiid e Julius Randle que estão machucados.

Dentre as principais atrações do evento, o Torneio de 3 Pontos e o Torneio de Enterradas são os mais esperados, trazendo duelos memoráveis e jogadores consagrados se tornando campeões.

. Crédito: Foto: Divulgação/NBA

Torneio de Enterradas

No Torneio de Enterradas (Dunk Contest) na década de 80 tivemos o duelo entre Dominique Wilkins e Michael Jordan, onde no torneio de 1988 se sagrou campeão eternizando seu famoso movimento 'Air Jordan', no entanto, o maior campeão do torneio é Nate Robinson com três campeonatos.

Torneio de 3 Pontos

O Torneio de 3 Pontos (3 Point Contest) teve como campeão inaugural, Larry Bird que juntamente com Craig Hodges ainda detém o maior número de campeonatos, conquistando o torneio em três ocasiões. Stephen Curry possui o atual recorde de pontuação com 31 pontos e dois campeonatos vencidos.

Nesse ano, além do torneio, teremos o duelo entre Stephen Curry e Sabrina Ionescu que é a atual recordista da WNBA (liga americana feminina) com 37 pontos.

Recordes

O jogador com mais títulos de MVP (melhor jogador) é Kobe Bryant, eleito em 4 oportunidades. O jogador faleceu em 2020 e o troféu do jogo passou a ter o nome dele, 'NBA All-Star Game Kobe Bryant Most Valuable Player Award'.

Com 20 seleções para o All-Star, LeBron James é o jogador que mais vezes esteve entre os 24 melhores selecionados sendo MVP em 3, o jogador está atualmente em sua 21ª temporada na liga, ficando de fora assim apenas de uma seleção em toda a sua carreira.

O recorde de mais pontos em um jogo All-Star atualmente pertence ao jogador do Boston Celtics, Jayson Tatum que superou a marca de Anthony Davis e seus 52 pontos anotando 55 pontos no jogo da temporada 22-23 em Utah.

Dia e onde assistir

O All Star Weekend começa nessa sexta-feira, 16, com o Jogo das Celebridades às 21h e o Rising Stars às 23h, no sábado, a progrmação começa às 22h com os torneios de habilidade, 3 pontos e enterradas. Fechando o 'fim de semana das estrelas' no domingo às 22h o All-Star Game.

Todos os eventos poderão ser acompanhados pela ESPN e Star+.

Por Elias Felippe com supervisão de Lucas Neves