Alepa News: Alepa institui ''Dia Estadual da Guitarrada'' no Pará

A Guitarrada é um gênero musical brasileiro surgido no Pará, a partir da fusão do choro com o carimbó, merengue, cúmbia, mambo, bolero, jovem guarda, brega e outros. Nesse estilo, a guitarra elétrica é predominantemente solista. Também é chamada de lambada instrumental. Mestre Vieira é o criador do gênero, que teve...

Publicado em 22 de setembro de 2023 às 11:45

A Guitarrada é um gênero musical brasileiro surgido no Pará, a partir da fusão do choro com o carimbó, merengue, cúmbia, mambo, bolero, jovem guarda, brega e outros. Nesse estilo, a guitarra elétrica é predominantemente solista. Também é chamada de lambada instrumental. Mestre Vieira é o criador do gênero, que teve reconhecimento na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Projeto de Lei nº 324/2021, que institui o 'Dia Estadual da Guitarrada' no Pará. A autora da proposição é a deputada Ana Cunha.

Segundo o Projeto de Lei, a guitarrada tem como marco o lançamento do disco 'Lambadas das Quebradas', em 1978, de Mestre Vieira (1934-2018). 'O disco foi o primeiro apresentar temas instrumentais para guitarra, valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. O 'Dia Estadual da Guitarrada será celebrado, anualmente, no dia 29 de outubro', disse a deputada Ana Cunha na justificativa da proposta.

Mestre Vieira teve seu trabalho influenciado pelo choro e revelou-se ainda criança, mas seu contato com a guitarra elétrica ocorreu apenas na década de 70, após ter passado pelo bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro. Lançou ao longo da carreira 18 discos. Vieira é considerado por muitos músicos e pesquisadores um dos pilares da música paraense, no mesmo patamar dos mestres Verequete, Pinduca, Lucindo e Cupijó.

Texto: Andrea Santos/ Alepa Divulgação