Com nova reforma tributária, pequeno negócio poderá pagar imposto separadamente

Com a nova reforma tributária, donos de pequenos negócios poderão pagar imposto separadamente. Promulgada na quarta-feira, 20, a nova lei pode motivar empresas que atualmente estão no Simples Nacional a adotar um sistema onde os tributos sejam recolhidos separadamente. O motivo principal seria para manter a...

Publicado em 25 de dezembro de 2023 às 13:31

Com a nova reforma tributária, donos de pequenos negócios poderão pagar imposto separadamente. Promulgada na quarta-feira, 20, a nova lei pode motivar empresas que atualmente estão no Simples Nacional a adotar um sistema onde os tributos sejam recolhidos separadamente.

O motivo principal seria para manter a competitividade no mercado. Pequenos negócios que optarem pelo sistema híbrido poderão ganhar 'descontos' dos impostos cobrados na etapa anterior de produção. Funciona como uma espécie de cashback. Em termos técnicos, é chamado de 'crédito tributário'.

O objetivo da nova reforma é simplificar a cobrança de impostos, diminuindo a incidência sobre o consumo e levando à uniformidade da tributação. Atualmente, o país convive com diferentes legislações federais que incidem conjuntamente com 27 regulamentos estaduais de ICMS e inúmeras normas de ISS (imposto municipal), editadas pelos milhares de municípios brasileiros.

Fonte: Poder360