Comeu demais no Natal? Aprenda a fazer suco detox para aliviar o intestino

Não conseguiu se conter quando se deparou com a ceia de Natal liberada para o “ataque”? Pernil, chester, farofa, salpicão de frango, rabanada e pavê foram apenas algumas das delícias provadas e aprovadas, sem contar com os refrigerantes e os brindes à base de vinho ou espumante? Acordar com azia, estufamento e...

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 05:00

Não conseguiu se conter quando se deparou com a ceia de Natal liberada para o 'ataque'? Pernil, chester, farofa, salpicão de frango, rabanada e pavê foram apenas algumas das delícias provadas e aprovadas, sem contar com os refrigerantes e os brindes à base de vinho ou espumante? Acordar com azia, estufamento e desconforto abdominal está entre os sintomas do exagero e de que o intestino foi prejudicado.

A nutricionista Andrezza Botelho fala sobre a 'fórmula' para aliviar a sensação ruim e ajudar o intestino a voltar a funcionar corretamente. Ela é pós-graduada em nutrição funcional e é especializada em transtornos alimentares pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional ensina a receita de suco detox.

A receita do suco detox indicada pela nutricionista leva cinco ingredientes, sendo um deles considerado 'poderoso' pelas propriedades benéficas ao organismo.

De acordo com a especialista, a couve dispõe de ativos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos. 'Pelo alto conteúdo de fibras insolúveis, o alimento promove o adequado funcionamento intestinal, prevenindo a constipação', explica Andrezza.

De acordo com a nutricionista, é recomendado adotar algumas estratégias para retomar a rotina após as festas de fim de ano. Andrezza aconselha recorrer aos benefícios de uma 'dieta detox com o objetivo de eliminar as toxinas do corpo, desinchar, trazer mais disposição e bem-estar'. Outra vantagem resultante do método é contribuir com o funcionamento do intestino. No Natal e no Ano-Novo, o órgão costuma ficar sobrecarregado devido aos exageros alimentares em confraternizações e nas ceias.

Veja, abaixo, a receita do suco detox para o intestino:

Ingredientes1 folha de couve;1 pepino;1/2 maçã verde;Suco de 1 limão;200 ml de água mineral.

Modo de preparoBata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Em seguida, está pronto para o consumo.

Com informações do Metrópoles