Confira cinco alimentos saudáveis para a ceia de Natal

Dezembro passou rápido até demais, e as tão esperadas ceias de Natal e Ano-Novo já estão batendo na porta. Para aqueles que vão preparar a comida em casa e receber familiares e amigos, a dica é manter os alimentos saudáveis com os nutrientes necessários. Entre os alimentos e as bebidas tradicionais do período, há...

Publicado em 24 de dezembro de 2023 às 05:00

Dezembro passou rápido até demais, e as tão esperadas ceias de Natal e Ano-Novo já estão batendo na porta. Para aqueles que vão preparar a comida em casa e receber familiares e amigos, a dica é manter os alimentos saudáveis com os nutrientes necessários.

Entre os alimentos e as bebidas tradicionais do período, há alguns com propriedades que ajudam no funcionamento do corpo, que merecem entrar na cesta de compras por serem saborosos e nutritivos.

A nutricionista Isabela Zago, que atende em Brasília, explica que 'Apesar de convidar a exageros, a ceia de Natal tem bastante comida saudável, feita em casa. Um exemplo são assados de aves: eles são proteicos e possuem poucas calorias'.

Confira 5 opções de alimentos tradicionais da ceia que são cheios de nutrientes



  1. Nozes – As nozes são ricas em ômega 3 e polifenóis. Elas ajudam a diminuir o colesterol 'ruim' e a controlar a pressão arterial, colaborando para a saúde cardiovascular.




  2. Lentilhas – A lentilha é uma das melhores fontes de proteína vegetal. Além disso, possui boas quantidades de fibras e minerais, como cálcio e ferro. O alimento aumenta a sensação de saciedade.




  3. Carnes brancas – As carnes brancas têm menos gordura que as vermelhas. Por serem servidas assadas, elas levam menos óleo no preparo. Além de menos calóricos, os pratos com aves brancas são bastante protéicos.




  4. Cerejas – A cereja possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce e ajudam a controlar inflamações sistêmicas. Além disso, a fruta contém triptofano, que é precursor da serotonina.




  5. Uvas – A fruta é conhecida por ser uma excelente fonte de sais minerais, como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e sódio. A fruta ajuda a eliminar líquidos e a controlar a pressão arterial, além disso tem propriedades antioxidantes.




  6. *Bônus* Vinho – Os principais estudos sobre o consumo de vinho apontam que os antioxidantes presentes na uva são potencializados durante a fermentação da bebida. Os polifenois e o resveratrol presentes no líquido beneficiam a saúde do coração e possuem efeitos anti-inflamatórios .


Com informações do Metrópoles