
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu estado de calamidade pública em dez municípios do Acre atingidos por inundações provocadas pela cheia dos rios no estado. O anúncio foi publicado ontem, 22, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU),
As cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves enfrentam dificuldades com parte da população desabrigada, que foram encaminhadas para abrigos, e desalojadas, ou seja, levadas para casa de parentes.
No mesmo dia, o governador do Acre, Gladson Cameli, havia decretado calamidade em uma edição extra do Diário Oficial do estado (DOE). Pelo menos em oito dessas cidades atingidas os rios estão com vazante - diminuição no nível das águas - e com estabilidade. Ainda assim, o fenômeno é considerado histórico e atinge cerca de 118 mil moradores do estado acreano.
Dentre as medidas permitidas, é possível acelerar as ações federais de resposta a desastres públicos, notórios e de alta intensidade. O registro diz ainda que com isso, o governo do Acre pode ter acesso a recursos federais com medidas de socorro e assistência para a população local e também para o restabelecimento de serviços essenciais em áreas afetadas.
O Acre pode, ainda, com a calamidade reconhecida, ter segurança jurídica para que o governo federal antecipe pagamentos de aposentadorias e benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.
Com informações do G1
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

CORONAVÍRUS
Brasil tem segundo dia com mais mortes confirmadas por covid-19
há 33 minutos atrás

ECONOMIA
Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS
05/03/2021 20:14

CRÉDITO
Governo Federal libera R$235 mi para região Norte reconstruir rodovias danificadas pela chuva
05/03/2021 18:10

ECONOMIA
Crédito rural sobe 18% em relação à safra anterior
05/03/2021 18:04

MEIO AMBIENTE
Especialistas alertam pra falta de areia, secundo recurso mais importante após a água
05/03/2021 18:00