Lula diz que Janja 'fica 'p*t* com ele' por fotos só com homens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a importância da sociedade reconhecer o papel da mulher no mercado de trabalho e que a cultura voltada para reconhecer apenas o homem nos espaços de política “acabou”. Na fala, ele lembrou que vive a cobrança em casa vinda da esposa, Rosângela da Silva,...

Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 15:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a importância da sociedade reconhecer o papel da mulher no mercado de trabalho e que a cultura voltada para reconhecer apenas o homem nos espaços de política 'acabou'. Na fala, ele lembrou que vive a cobrança em casa vinda da esposa, Rosângela da Silva, a Janja.

Lula fez a declaração durante evento de Natal com catadores de recicláveis e população em situação de rua na manhã desta sexta-feira, 22. O evento ocorre na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Acompanhado da primeira-dama, Lula disse: 'Na medida em que a mulher vai evoluindo para conquistar espaço fora da cozinha, é importante que nós, os homens, comecemos a ocupar espaço dentro da cozinha, para fazer parte do serviço que elas fazem. É a contrapartida solidária, humanista e democrática. É a gente repartir. Se a mulher foi para fora, o homem tem que voltar um pouco para dentro'.

Lula olhou para a esposa, disse que 'esse negócio de dizer que sindicato é coisa de homem, que política é coisa de homem, acabou, acabou, acabou' e, em seguida, acrescentou, em tom de brincadeira, que sofre forte pressão em casa.

'Eu tenho em casa uma mulher que não pode ver uma fotografia só com homem que ela fica p*t* da vida comigo, fica p*t* comigo, fica p*t* com o [Ricardo] Stuckert. E é verdade, ainda há uma dominação. Nas mesas que a gente faz, a maioria é homem e vocês podem não apenas nos exigir, mas nos ensinar a ter um comportamento mais respeitoso, mais companheiro com as mulheres brasileiras', relatou o presidente.

A celebração natalina da qual Lula Participa é organizada anualmente pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, e faz parte do encerramento da 10ª edição da Expocatadores, na capital federal. Este ano, cerca de 2 mil pessoas estão reunidas.

Com informações do Metrópoles