Lula nomeia esposa de Chico Buarque para Comissão de Ética da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou no último sábado, 23, emm edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a esposa do cantor Chico Buarque para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Caroline Proner é advogada, doutora em direito, com estudos em direito internacional, direitos...

Publicado em 24 de dezembro de 2023 às 11:07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou no último sábado, 23, emm edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a esposa do cantor Chico Buarque para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Caroline Proner é advogada, doutora em direito, com estudos em direito internacional, direitos fundamentais e direitos humanos, e tem 49 anos. Carol, como é conhecida, é próxima ao presidente Lula e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e integra o grupo de advogados Prerrogativas, crítico da Operação Lava-Jato e ganhou destaque neste terceiro mandato do petista.

A advogada vai ocupar uma cadeira na Comissão de Ética Pública no próximo triênio.

A comissão é diretamente ligada à presidência e é responsável por investigar denúncias sobre membros do governo e pode aplicar penas que vão de advertência e censura à indicação de exoneração ou mesmo de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria-Geral da União (CGU). A Comissão é composta por sete pessoas que 'preenchem os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública' designados pelo presidente da República.

Com informações do Correio Braziliense