
José Antonio Dias Toffoli assumiu o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma certeza e uma dúvida - pelo menos aos olhos de quem acompanha as cortes superiores em Brasília. A metade infalível está relacionada ao diálogo e à capacidade de gestão. A parte indefinida se refere a quais serão os assuntos pautados a partir de agora: - A insegurança é saber como vai se posicionar sobre temas envolvendo políticos - afirmou um membro do Ministério Público Federal, um dos órgãos com mais desconfiança em relação à tarefa de Toffoli.
Com dois anos de mandato, a expectativa é de que pautas, como prisão em segunda instância, fiquem para 2019, lá para março. - Têm eleições até novembro, então, qualquer movimento do Supremo em temas políticos poderá criar uma confusão desnecessária logo no início do mandato - declarou um ministro da Corte que preferiu não se identificar.
Aos 50 anos, Toffoli será o mais novo presidente do Supremo, mas o trabalho ao longo de uma década na Corte - antecedido pela chefia da Advocacia-Geral da União (AGU) - tornou-o conhecido, entre magistrados e advogados, como alguém capaz de apresentar resultados. Os números do acervo acumulado no gabinete, por exemplo, são favoráveis ao ministro, levando-o a ocupar o primeiro lugar na redução da quantidade de pendências processuais.
Atuação
A expectativa, entretanto, é de que a atuação de Toffoli seja mais efetiva fora do Supremo, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). - O STF é mais amarrado devido às circunstâncias cotidianas. No CNJ, ele exercerá materialmente a presidência do Judiciário - frisou um ministro do STF.
Um dos trabalhos mais importantes do conselho é a inspeção nos tribunais brasileiros. Para isso, Toffoli deve dar maior estrutura para Carlos Von Adamek, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Com informações do Correio Braziliense.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MUDANÇAS
Bispos serão obrigados a denunciar casos de pedofilia
22/02/2019 15:16

CONFRONTO
Militares venezuelanos atacam indígenas e deixam um morto e vários feridos
22/02/2019 14:10

CRIME AMBIENTAL
Senado vai definir semana que vem se terá CPI própria sobre Brumadinho
22/02/2019 14:00

EM RORAIMA
Avião da FAB com ajuda huminatária à Venezuela já está em Boa Vista
22/02/2019 12:00

CURRÍCULO DE PESO
Pesquisador em Engenharia Aeroespacial assume presidência do CNPq
22/02/2019 11:33