
Novos laudos reforçam que sete jovens presos foram torturados por soldados durante operação do Exército na Vila da Penha, Zona Norte do Rio, em agosto do ano passado, quando a segurança no estado estava sob intervenção federal, de acordo com reportagem veiculada neste domingo, 1, pelo “Fantástico”, da TV Globo.
Três dos jovens tinham passagem pela polícia. Quando foram apresentados à Justiça, dois dias depois da prisão, apresentavam ferimentos. Exames médicos feitos na época constataram as lesões.
Em março deste ano, o IML adotou um padrão internacional de investigação de tortura, o Protocolo de Istambul. Seguindo essas diretrizes, os presos foram ouvidos por médicos, psicólogos e legistas. As entrevistas foram comparadas a exames de corpo de delito, a fotografias e a depoimentos dados na audiência de custódia, na época da prisão.
O IML, então, concluiu que, em seis dos sete laudos, “as alterações psicológicas apresentadas pelo periciado são altamente compatíveis com aquelas apresentadas por pessoas que passaram por situações de estresse psicológico agudo, nelas incluídas a tortura”. O procedimento foi o primeiro no país a seguir os padrões internacionais de investigação de tortura do Protocolo de Istambul.
Ao “Fantástico”, o Exército alegou que não comenta casos sob responsabilidade da Justiça Militar. O Ministério Público Militar disse que pediu, mas não recebeu, os novos laudos.
Fonte: Globo.
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 99385-1113ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

E AÍ, JÁ JOGOU?
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 25 milhões
há 46 minutos atrás

ALINHADO A TRUMP
Brasil sediará reunião dos EUA sobre paz no Oriente Médio
11/12/2019 10:30

ESTUDO
‘Como fazer que as pessoas gostem de mim’ é uma das dúvidas mais buscadas no Google em 2019
11/12/2019 10:05

CRESCIMENTO DIGITAL
Brasil vê mídia digital crescer e 331 veículos jornalísticos serem extintos
11/12/2019 09:00

DECLARAÇÃO
'Ser expulso por apoiar Bolsonaro é motivo de orgulho', diz Feliciano após ser expulso do Podemos
11/12/2019 08:30