Reino Unido enviará navio para Guiana em meio à tensão com Venezuela

O Reino Unido irá enviar um navio de guerra para a Guiana no final deste mês, revelou o Ministério da Defesa britânico neste domingo, 24. O país sul-americano enfrenta uma disputa fronteiriça com a vizinha Venezuela em torno da região rica em petróleo, Essequibo. O envio ocorre após uma visita do secretário de...

Publicado em 24 de dezembro de 2023 às 18:28

O Reino Unido irá enviar um navio de guerra para a Guiana no final deste mês, revelou o Ministério da Defesa britânico neste domingo, 24. O país sul-americano enfrenta uma disputa fronteiriça com a vizinha Venezuela em torno da região rica em petróleo, Essequibo.

O envio ocorre após uma visita do secretário de Relações Exteriores do Reino Unido à Guiana no início de dezembro. O objetivo foi fornecer apoio ao país da América do Sul, aliado e ex-colônia da Inglaterra.

Guiana e Venezuela concordaram em evitar qualquer uso de força e conflito armado que aumentariam as tensões no território. Essequibo é uma faixa de 160 mil quilômetros quadrados, onde houve descoberta de petróleo e gás. A região era reconhecida como parte da Guiana, mas nos últimos anos a Venezuela reivindicou o território.

Por Agência Brasil