
Na tarde desta terça-feira, 12, integrantes da cúpula do Ministério da Saúde consideraram a eficácia da Coronavac, de 50,38%, "no limite" e que vão aguardar um veredito final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à segurança do imunizante antes de uma manifestação técnica sobre o assunto. Essas informações foram confirmadas para o Portal CNN Brasil.
"A eficácia é limítrofe", exclamou um dos integrantes. "Está no limite. Temos que esperar o posicionamento da Anvisa para avaliarmos". Na prática, o índice aquém das expectativas, e mais do que isso, a forma com que foi divulgado, reafirmou a importância de uma análise criteriosa pela Anvisa.
O Instituto Butantan se viu obrigado a divulgar os dados depois que a Anvisa condicionou a avaliação do pedido de uso emergencial da vacina à publicidade das informações.
A CNN apurou que a resistência do Butantan em divulgar o dado foi o que travou a apresentação do pedido de uso emergencial, na última quinta-feira, 7. A requisição foi formalmente apresentada na sexta-feira, 8, e mesmo assim sem algumas informações básicas.
Em conversas reservadas relatadas à coluna, técnicos do Instituto explicaram à Anvisa, na semana passada, que a fabricante chinesa, a Sinovac, não liberou a divulgação pública do índice global sobre os efeitos da vacina, ou seja, que todos os dados fossem abertos ao público.
A Anvisa respondeu ao Butantan que, para liberar qualquer vacina, teria que divulgar a todos qual o índice global de eficácia da vacina. Apesar da decepção, a vacina cumpre o mínimo de eficácia exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso, que é de 50%.
Com informações CNN Brasil
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

IMPASSE
Trump suspende restrições de viagem a brasileiros; Biden discorda da decisão
há 7 minutos atrás

ECONOMIA
Caixa paga abono salarial para nascidos em janeiro e fevereiro
há 39 minutos atrás

EDUCAÇÃO
Candidatos com sintomas de covid podem pedir reaplicação do Enem
há 46 minutos atrás

MUNDO
Terremoto é registrado perto da fronteira da Argentina com o Chile
há 57 minutos atrás

EDUCAÇÃO
Método 'antichute': entenda como funciona o sistema de correção do Enem
19/01/2021 04:59