
A sonda chinesa Chang'e-5, pousou com sucesso na superfície da lua nesta terça-feira, 1, após ser lançada ao espaço no dia 23 de novembro. Essa é a primeira operação desse tipo em mais de 40 anos.
O desembarque ocorreu na área de Mons Rumker, na enorme planície vulcânica conhecida como Oceanus Procellarum, ou "Oceano de Tempestades", no lado da Lua mais próximo da Terra.
Segundo a Agência Espacial da China (CNSA), a missão não tripulada foi batizada em homenagem a uma deusa da lua na mitologia chinesa e visa coletar material para ajudar os cientistas a entender as origens do satélite, tendo em vista a construção de uma base lunar.
A sonda foi projetada para coletar poeira e rochas lunares, escavando o solo a uma profundidade de dois metros. A expectativa é de que essas amostras retornem à Terra ainda neste mês e ajudem os cientistas a entender melhor a história da Lua.
A China caminha para ser o terceiro país do mundo, depois dos Estados Unidos e da Rússia, a ter material lunar para estudar. A última missão deste tipo remonta a 1976, quando a missão não tripulada Luna 24 foi realizada com sucesso pela antiga União Soviética.
Fonte: Terra.com
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

‘VACINÔMETRO’
Apenas dois estados possuem até agora informações sobre quantas pessoas foram vacinadas
há 12 minutos atrás

ASSISTA!
AO VIVO: Joe Biden toma posse como presidente dos EUA
há 15 minutos atrás

INVESTIGAÇÃO
PF prende cinco integrantes de quadrilha de tráfico internacional de droga
há 36 minutos atrás

COVID-19
Governo brasileiro prevê que vacinas podem deixar Índia nesta sexta-feira
há 42 minutos atrás

PUNIÇÃO MÁXIMA
Justiça determina 3 anos de internação a adolescente acusada de matar amiga
há 56 minutos atrás