
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em plenário virtual a partir da sexta-feira da próxima semana, dia 11 de dezembro, duas ações que tratam da obrigatoriedade da vacinação contra covid-19, conforme o relator dos processos, ministro Ricardo Lewandowski.
Em uma das ações ajuizada em outubro, o PDT quer garantir a competência de estados e municípios de promover a vacinação obrigatória contra o novo coronavírus, diante das declarações do presidente Jair Bolsonaro contrárias à eventual exigência da adoção do imunizante.
Em outra, o PTB --partido aliado de Bolsonaro no Congresso-- quer que o Supremo não determine essa obrigação de se vacinar.
Na sexta-feira desta semana, dia 4, o STF vai apreciar outra ação em julgamento virtual referente ao Covid-19: se o governo tem de ser obrigado a comprar 46 milhões de doses da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac, a CoronaVac, que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
Bolsonaro vetou o acordo para comprar essas doses e chegou a colocar em dúvida publicamente a eficácia desse imunizante.
No chamado plenário virtual, os ministros do STF apresentam seu voto por um sistema remoto e não há transmissão ao vivo da sessão.
Se um ministro quiser, ele pode pedir para que o julgamento ocorra no plenário presencial --o que, na prática, recomeça a apreciação do caso. Durante a pandemia, o plenário presencial tem sido substituído por sessões virtuais, mas neste caso, todos ministros se reúnem ao mesmo tempo e a sessão é transmitida ao vivo.
Fonte: Portal Terra
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

ESPANHA
Forte explosão destrói fachada de edifício no centro de Madrid
há 17 minutos atrás

JUSTIÇA
STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio
há 31 minutos atrás

MAIS DE UM MÊS
Após atraso nos insumos, Fiocruz adia para março entrega de doses da vacina de Oxford
20/01/2021 11:04

AJUDA HUMANITÁRIA
USP entrega 28 respiradores desenvolvidos universidade paulista para Manaus
20/01/2021 10:00

IMUNIZAÇÃO
Governo Federal lança campanha publicitária de vacinação contra covid-19
20/01/2021 10:00