'Trabalhar juntos para esforços de paz', diz Zelensky após encontro com Lula; assista

O presidente Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniram-se nesta quarta-feira, 20, em Nova York. Foi o primeiro encontro dos chefes de Estado após meses de opiniões divergentes sobre a guerra na Ucrânia. Os presidentes viajaram aos Estados Unidos para discursar na Assembleia-Geral das Nações Unidas...

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 10:10

O presidente Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniram-se nesta quarta-feira, 20, em Nova York. Foi o primeiro encontro dos chefes de Estado após meses de opiniões divergentes sobre a guerra na Ucrânia. Os presidentes viajaram aos Estados Unidos para discursar na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU). A conversa durou cerca de uma hora e 10 minutos.



https://twitter.com/ZelenskyyUa/status/1704613736525234201

'Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países', disse o presidente Lula. O ministro de relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, qualificou a conversa como 'calorosa e honesta', na qual cada país entendeu sua posição. Já o presidente ucraniano disse nas redes sociais que as equipes dos países vão 'Trabalhar para conseguir relações bilaterais e esforços de paz'.

Lula e Zelensky já conversaram por videoconferência, mas tentaram se encontrar pessoalmente em maio, durante a Cúpula do G7, no Japão, porém não foi possível, pois, segundo o governo brasileiro, Zelensky se atrasou e não compareceu à reunião.