Veja dicas de decoração para diminuir a sensação de calor dentro de casa

A onda de calor que afeta o Brasil pode passar dos 40 °C em algumas regiões, é o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para minimizar o calor dentro das residências, deixar mais frescas e arejadas, trouxemos algumas dicas. Confira; Abra portas e janelas para promover a circulação e criar correntes de...

Publicado em 24 de setembro de 2023 às 05:00

A onda de calor que afeta o Brasil pode passar dos 40 °C em algumas regiões, é o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para minimizar o calor dentro das residências, deixar mais frescas e arejadas, trouxemos algumas dicas. Confira;

Abra portas e janelas para promover a circulação e criar correntes de ventilação cruzada, deixando a casa mais fresca. Use ventiladores ou climatizadores quando não for possível a instalação de ar condicionado. Cortinas e persianas de cores claras bloqueiam a entrada de luz do sol direta e, assim, ajudam a reduzir o calor. Opte por tecidos leves, para não barrar a ventilação.

Aposte nas plantas, elas são ótimas para renovar e purificar o ar, melhorar a sensação térmica dentro e fora de casa. Em áreas como jardins e varandas, pergolados e árvores são locais deliciosos para aproveitar a sombra. Evite propagar calor, reduza o uso de equipamentos que gerem calor, como fornos, secadores e lâmpadas incandescentes, optando pelo LED. Banhos frios também ajudam a refrescar o corpo. Tudo isso ainda contribui para economizar energia elétrica.