Veja três dicas para deixar a mesa de Natal linda e sem gastar muito

A mesa de Natal é o centro das celebrações dessa época. É ao redor dela que todos se sentam para dividir a ceia ou distribuir os presentes. Assim, muitas famílias tentam dar aquela caprichada na decoração da mesa para a comemoração. Todavia, para quem não tem como gastar tanto nesse final de ano, pode vir aquela...

Publicado em 23 de dezembro de 2023 às 05:00

A mesa de Natal é o centro das celebrações dessa época. É ao redor dela que todos se sentam para dividir a ceia ou distribuir os presentes. Assim, muitas famílias tentam dar aquela caprichada na decoração da mesa para a comemoração.

Todavia, para quem não tem como gastar tanto nesse final de ano, pode vir aquela sensação de desânimo e desapontamento. As decorações natalinas que aparecem por aí, na TV ou nas redes sociais, são sempre super extravagantes e grandiosas, com vermelho, dourado, prata e tons terrosos para todo lado, tudo muito bonito, mas um pouco caro.

Nesse momento, a designer Mariana Ribeiro sugere pensar fora da caixa e valorizar aquilo que você já tem em casa para montar uma mesa de Natal bem criativa e diferente. Confira três dicas da profissional:

Reaproveite e reinvente

Fitas decorativas, isopor, papelão, garrafa pet e papel crepom, entre outros, são materiais versáteis, que podem ser transformados em decorações encantadoras e várias pessoas já têm em casa ou podem comprar com facilidade.

'Uma caixa sem uso pode virar um presente decorativo com uma fita incorporada', exemplifica Mariana. Ademais, usando esse tipo de matéria-prima, você ainda ajuda o meio ambiente, impedindo que ela seja jogada fora.

Aposte nas plantas natalinas

As plantas são sempre uma opção econômica de decoração, e isso não muda quando se fala da mesa de Natal. Explore aquelas que destacam a temporada, como o encantador bico-de-papagaio, e deixe o ambiente bem colorido, natalino e feliz.

Mariana também sugere, para arranjos de corte, combinações como ramos de eucalipto com astromélias vermelhas, criando arranjos florais elegantes e festivos.

Encante com a iluminação

Se você usa as luzinhas de Natal apenas ao redor da árvore, espelhá-las em outros lugares, inclusive na mesa, vai revolucionar a sua decoração natalina. A disposição delas pode ser de diversas formas, então solte a criatividade e deixe a magia acontecer.

Com informações do Metrópoles e Alto Astral