Vídeo: influencer espanhola é acusada de blackface em vídeo de apoio a Vini Jr.

Nesta semana, em meio a polêmica de um novo caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro, Vini Jr, uma corrente de solidariedade iniciou nas redes sociais. No entanto, uma ‘homenagem’ gerou polêmica e uma nova discussão sobra racismo, protagonizado pela influenciadora espanhola Aydas, que possui mais de...

Publicado em 26 de maio de 2023 às 10:50

Nesta semana, em meio a polêmica de um novo caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro, Vini Jr, uma corrente de solidariedade iniciou nas redes sociais. No entanto, uma 'homenagem' gerou polêmica e uma nova discussão sobra racismo, protagonizado pela influenciadora espanhola Aydas, que possui mais de 16 milhões de seguidores no TikTok.

Segundo ela, a intenção do vídeo é apoiar o jogador brasileiro. No vídeo, ela pintou metade do rosto de uma tom mais escuro fazendo diversos gestos. O post já possui possui mais de 3,8 mil comentários e 1 milhão de visualizações. Nos comentários, os internautas se dividem em criticar a postura da influenciadora. 'Gente meu Deus vi vários vídeos assim, é sério isso me diga que não', indagou uma seguidora. Já outros dizem que 'entenderam a intenção', mas que ele deveria ter buscado uma forma menos polêmica de fazer isso. A influenciadora ainda não se pronunciou sobre o caso.

Blackface é uma prática teatral em que pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos. Estereótipos negativos vinham associados às piadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. No século 19, atores brancos usavam tinta para pintar os rostos de preto em espetáculos humorísticos, se comportando de forma exagerada para ilustrar comportamentos que os brancos associavam aos negros.