Vulcão na Colômbia volta à atividade e governo vê risco de erupção

As autoridades colombianas elevaram nesta sexta-feira, 30, o nível de alerta do mortal vulcão Nevado del Ruiz, que voltou à atividade, e preveem uma possível erupção nos próximos dias ou semanas. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu que as prefeituras da região do vulcão, que fica entre as províncias de...

Publicado em 31 de março de 2023 às 16:37

As autoridades colombianas elevaram nesta sexta-feira, 30, o nível de alerta do mortal vulcão Nevado del Ruiz, que voltou à atividade, e preveem uma possível erupção nos próximos dias ou semanas.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu que as prefeituras da região do vulcão, que fica entre as províncias de Tolima e Caldas, região vizinha a Medelín - ativem protocolos.

'Temos um alerta laranja devido à mudança na sismologia do vulcão Ruiz. Os prefeitos devem preparar os protocolos para esse estado de alerta', anunciou o presidente do país, Gustavo Petro, em uma mensagem no Twitter na sexta-feira.

O Serviço Geológico Colombiano notou na semana passada fratura de rochas no local. A partir disso, os especialistas constataram o aumento da atividade sísmica e elevaram o alerta para laranja.

O Nevado del Ruiz é um estratovulcão, ou seja, é formado de fluxos de lava e cinzas a partir da acumulação durante erupções.

Com informações do G1