Em Nova York, Helder Barbalho promete ampliar áreas protegidas no Pará em 1 milhão de hectares

O governador do Pará, Helder Barbalho, assumiu neste sábado, 23, o compromisso de ampliar as áreas protegidas no Pará em 1 milhão de hectares, aumentando a proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas. A declaração aconteceu no palco do festival Global Citizen, um dos maiores eventos...

Publicado em 23 de setembro de 2023 às 19:18

O governador do Pará, Helder Barbalho, assumiu neste sábado, 23, o compromisso de ampliar as áreas protegidas no Pará em 1 milhão de hectares, aumentando a proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas. A declaração aconteceu no palco do festival Global Citizen, um dos maiores eventos beneficentes do mundo da música, em Nova York.

Carregando a bandeira do Brasil e do Pará, Helder Barbalho foi o único governador de Estado do Brasil a discursar no festival. A participação do chefe do Executivo paraense foi ao lado da secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara. O discurso do governador foi seguido da apresentação da cantora brasileira Anitta. 

'Eu ouvi os seus apelos à ação e estou aqui para responde-los. O estado do Pará, no Brasil, tornou a proteção uma prioridade desde que entramos em cena. Em 2021, criamos duas novas regiões protegidas, elevando as áreas protegidas do Estado para 21 milhões de hectares em áreas protegidas. O nosso objetivo é expandir as áreas protegidas em 1 milhão de hectares até 2025, com foco principal na salvaguarda de terras indígenas e na eliminação do desmatamento ilegal', disse o governador para uma plateia de milhares de pessoas. 

'Restauraremos mais de 5 milhões de hectares de floresta até 2030 e apelamos aos líderes mundiais que de comprometam a proteger também a nossa mãe terra. Viva a Amazônia, viva o Brasil, viva o Pará', declarou Helder Barbalho para um público de cerca de 60 mil pessoas no Central Park.

Global Citizen Festival é um festival anual de música que reúne cidadãos globais, artistas, ativistas, líderes mundiais, filantropos, líderes empresariais e muito mais, com uma missão coletiva: acabar com a pobreza extrema.

Fonte: Agência Pará