Fórum Municipal de Mudanças Climáticas aprova regimento interno em preparação à COP em Belém

Na terceira reunião ordinária do ano, o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas concluiu a aprovação do seu regimento interno, que dá garantias à atuação técnica e política do coletivo como um instrumento de participação social em preparação à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será...

Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 14:39

Na terceira reunião ordinária do ano, o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas concluiu a aprovação do seu regimento interno, que dá garantias à atuação técnica e política do coletivo como um instrumento de participação social em preparação à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em 2025.

'O regimento visa normatizar as atribuições e ações dos membros do Fórum, que reúne governo e sociedade civil, implementando uma agenda de atuação nos territórios para debater temas relevantes sobre mudanças climáticas e preparar Belém para uma conferência do clima que vai apontar políticas para enfrentarmos as mudanças climáticas na nossa cidade', afirma o coordenador do Fórum, Sérgio Brazão.

O Fórum Municipal de Mudanças Climáticas organiza atividades por meio de três grupos de trabalho: formação, mobilização e sistematização. 

Em janeiro de 2024, uma das principais agendas do Fórum é compartilhar em atividade pública a divulgação de produtos técnicos de diagnósticos sobre o clima, encomendados pela Prefeitura de Belém.A agenda do Fórum deve seguir um calendário em 2024, visando à elaboração de um plano municipal de enfrentamento às mudanças climáticas que aponte ações de mitigação e adaptação, assim como políticas contínuas em diversas áreas como saneamento e saúde, mobilidade, acessibilidade e transporte, entre outras.

 'Essas políticas visam à atuação do governo para proteger o meio ambiente e a vida de pessoas que sofrem os impactos dessas mudanças climáticas na cidade', concluiu Sérgio Brazão.

Com informações da Ag. Belém.