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Ônibus municipais do Brasil podem parar em 5 de abril, diz presidente de entidade do setor

Em Belém, movimento de passageiros reduziu em mais de 70% nas últimas semanas

26 Mar 2020 - 09h47Atualizado 26 Mar 2020 - 09h51
Ônibus municipais do Brasil podem parar em 5 de abril, diz presidente de entidade do setor - Crédito: Agência Belém. Crédito: Agência Belém.

Os ônibus do transporte público do Brasil correm risco de deixar de operar a partir de 5 de abril, alerta Otávio Cunha, presidente da NTU, entidade nacional de empresários do setor, devido à quedas nas viagens gerada pela pandemia de coronavírus. Em Belém, movimento de passageiros reduziu em mais de 70% nas últimas semanas.

“As empresas estão sem caixa para fazer o pagamento dos funcionários do mês que vem, que vence no dia 5. A maioria delas depende da receita das viagens e a demanda caiu a 30% do normal, Se não tem passageiro, não tem recurso”, disse ao blog. 

Cunha detalha que 50% dos gastos das empresas são com a folha de pagamento e 25% com o combustível. Ele diz que as empresas não pretendem parar, mas que os funcionários podem deixar de trabalhar se ficarem sem receber. “O empresário fará o possível e poderá pagar só parte dos salários. Mas também poderá faltar dinheiro para o diesel”.

Há subsídios públicos em poucos locais do país. As principais exceções são a cidade de São Paulo e o Distrito Federal.

Ele defende que o governo federal crie um plano de socorro ao setor, para que a operação dos ônibus possa ser mantida. “O ideal é colocar no mínimo 70% da frota rodando, para transportar as pessoas que precisam se deslocar mesmo em tempos de crise. Isso demandaria um apoio em torno de R$ 2,8 bilhões por mês”, estima.

A entidade procurou o Ministério da Economia em busca de ajuda, mas não obteve retorno sobre os pedidos. A lista de demandas inclui também a retirada de impostos sobre o setor, moratória para pagar financiamentos feitos pelas empresas para a compra de ônibus novos e a possibilidade de congelar contratos de trabalho, especialmente dos maiores de 60 anos, para que eles possam ficar em casa e receber parte do salário.

O setor de transporte público por ônibus atua em cerca de 3.000 municípios, movimenta R$ 45 bilhões por ano e gera 500 mil empregos diretos, segundo a NTU.

Um levantamento da entidade aponta que houve redução da oferta ou suspensão total do serviço em ao menos 218 sistemas. Em Campo Grande, João Pessoa e em todo o estado de Santa Catarina, todo o transporte coletivo deixou de operar temporariamente, por decisões dos governos locais.

Belém

Na capital paraense, o panorama segue parecido com o nacional. Em duas semanas, o setor apresentou queda vertiginosa no número de passageiros transportados, acumulando cerca de 70%. Atualmente, não há redução do quadro, porém, se medidas efetivas não forem tomadas para a preservação do emprego, o sistema entrará em colapso. Nesse sentido, já foi apresentada solicitação formal ao poder público.

De acordo com Sindicato das Empresas de Transporte de Belém, o setor gera mais de 10 mil empregos diretos e o transporte reflete a realidade da economia da cidade e é tão essencial quanto outros serviços. Hoje, as empresas de transporte coletivo recebem o valor da tarifa para comprar o combustível de amanhã, pagar todos os salários e impostos. 

Para Paulo Gomes, presidente do Setransbel, as empresas já sentem os prejuízos da redução drástica no número de passageiros que circulam em Belém e Região Metropolitana.

"Diferente de outros segmentos, as empresas de ônibus ainda não deixaram de operar, pois é necessário transportar os passageiros que se encontram em circulação, porém elas amargam grandes prejuízos e, para reverter essa situação, são necessárias medidas econômicas para manter os empregos, senão, é iminente a paralisação do setor como prevê a NTU", afirma.

 

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