Dólar Comercial compra R$ 5,3906 venda R$ 5,3921 máxima 5,3985
sábado, 19 de setembro de 2020

Rolê Científico

Cientistas descobrem gás em Vênus que pode indicar a presença de vida

Cientistas descobrem gás fosfina em Vênus, esse gás pode indicar vida em atividade no planeta mais quente do sistema solar.

14 Set 2020 - 20h00Por Giovanni Palheta e Yuri Willkens

Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, possui temperaturas que ultrapassam 400 °C. Isso ocorre porque em sua atmosfera densa existem muitos gases estufa como CO2, que retém bastante calor. No entanto, os cientistas sabem que há uma região com temperaturas mais amenas na atmosfera de Vênus. Ainda nos anos 60 especulava-se sobre a possibilidade de Vênus conseguir abrigar vida em sua atmosfera, mesmo sendo hostil para a vida que conhecemos.

Foi isso que os pesquisadores anunciaram em um novo estudo: A possibilidade vida extraterrestre devido a descoberta de fosfina. O que? Isso mesmo, deixa eu te explicar... A fosfina ou hidreto de fósforo (PH3) é considerada uma bioassinatura - indicadora da possível presença de vida. Esse gás é encontrado na Terra e é produzido por bactérias anaeróbicas, ou seja, aquelas que não precisam de oxigênio.

Os planetas Júpiter e Saturno também possuem fosfina, porém, sabemos que os processos que geram a fosfina nesses planetas são de origem abiótica (sem a presença de vida). Em Vênus, é possível que haja algum processo desconhecido geoquímico ou fotoquímico que gere o gás, mas é possível que o gás seja gerado por atividade microbiana nas nuvens, o que nos traria a maior descoberta científica dos últimos tempos, vida extraterrestre! O ano de 2020 não está para brincadeira.

Mas atenção, é importante que saibas que não temos nenhuma confirmação. Até agora temos apenas indícios, então novos estudos são necessários para confirmarmos a origem desse gás em Vênus. Enquanto a confirmação não vem, ficamos animados com a possibilidade de encontrar vida extraterrestre. Seria uma maravilha descobrirmos que de fato não estamos sozinhos, apesar de nossos possíveis amigos venusianos serem um pouco frustantes, pois são incapazes de se comunicar conosco como gostaríamos (ou não).

Para mais conteúdos de ciência, siga-nos: