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Encontro virtual debate o futuro da moda feita na Amazônia

Live ‘O futuro é ancestral’, será neste sábado, 12, e destaca a cultura de povos originários da Amazônia para o setor da moda

11 Jun 2021 - 17h15Atualizado 11 Jun 2021 - 17h03
Encontro virtual debate o futuro da moda feita na Amazônia - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os povos da Amazônia também são agentes produtores da moda. Agênero, ativista e minimalista, o design criado por Sioduhi, da etnia Piratapuya, do Alto Rio Negro, revela o futurismo indígena. "É preciso descolonizar a moda", defende o jovem estilista, que há pouco mais de um ano fundou a própria marca, que traz no nome a sua ancestralidade. Piratapuya é convidado, neste sábado, 12, do projeto "O futuro é coletivo", que debate sustentabilidade e empreendedorismo, com programação gratuita durante o mês de comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

A live, que inicia às 11h, e terá como participante Tainah Fagundes, diretora da Da Tribu, marca paraense de biojoias, e Sioduhi, jovem empreendedor e estudante de Modelagem de Vestuário.

"Para honrar a ancestralidade dos saberes da Amazônia e dar lugar de fala aos povos originários, convidamos Sioduhi. A moda do futuro volta às nossas origens, é reconhecer os saberes, as técnicas e os povos originários, que são repletos de tecnologias sociais. Como a gente trabalha com esse saber ancestral indígena, nosso debate vai falar sobre descolonização e falar que essa moda é de identidade, de pertencimento e que é isso é a moda que a Amazônia tem para mostrar, algo muito forte, que não é pelo viés estereotipado, mas valorizando e contribuindo para o desenvolvimento local desses povos", diz Tainah.

Sioduhi defende que é preciso descolonizar a moda, subverter sua lógica enquanto mercado. "Descolonizar a moda no sentido de mudança estrutural: questionar dentro da indústria da moda quantos profissionais indígenas estão incluídos, saber que nós somos os protagonistas e podemos atuar nas diferentes áreas que a moda nos propõe", diz.

Ele conta que traz consigo um traço da sua cultura ancestral: a coletividade. "A marca fala sobre o Alto Rio Negro, que tem uma singularidade muito grande como forma de organização: a gente compartilha as experiências de cultura, cerimônias e alimentação, e até de língua. É um senso de coletividade muito grande entre as etnias. Nesse sentido, a valorização da ancestralidade vem por meio de mim mesmo, que sou Piratapuya, crio, falo e trago essas informações nas coleções. Enquanto criativo e empreendedor, também dou consultoria para jovens indígenas que querem empreender na moda ou em outras áreas. Tem sido gratificante ver novas gerações indígenas se fortalecendo e se inspirando", relata.

O projeto "O futuro é coletivo" traz ao público uma exposição virtual e uma série de encontros para debater moda e sustentabilidade. A história da comunidade Pedra Branca, da ilha de Cotijuba, em Belém, é o fio condutor do projeto.

Além de fotografias de João Urubu , Kleyton Silva e Luiza Chedieck, a mostra traz vídeos e textos que contam, em três alas de exposição montadas em ambiente 3D criado pelo artista visual Lucas Mariano, a história de um grupo de mulheres e suas famílias, que tiram da floresta seu sustento a partir do seringal. Com o látex, são produzidos os fios emborrachados e o TEA (tecidos sustentáveis da Amazônia), materiais usados para a criação das joias orgânicas.

Serviço: Live "O Futuro é ancestral", com Sioduhi, da marca Piratapuya, às 11h, via redes sociais. Exposição "O futuro é coletivo", no site da marca.

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