
Em um ano atípico para todos, por conta da pandemia da covid-19, a Alubar foi uma das empresas consideradas essenciais e, por isso, não pode paralisar ou mesmo reduzir suas atividades produtivas. Adotando diversas medidas preventivas contra o novo coronavírus, a empresa driblou as dificuldades e continuou investindo, ampliando sua capacidade produtiva, contratando novas pessoas, inaugurando novas unidades e reestruturando seu corpo administrativo.
O resultado deste trabalho foi uma produtividade recorde de cabos elétricos. Foram 99.647 toneladas produzidas de janeiro a outubro de 2020, somando produtos de alumínio e cobre fabricados em Barcarena (PA) e Montenegro (RS). O mês de outubro, especialmente, foi o de maior produtividade mensal da história da Alubar, somando 11.310 toneladas de cabos elétricos no total. A título de comparação, em apenas 10 meses a Alubar já possui números próximos ao total do ano de 2019, quando a empresa fabricou 100,09 mil toneladas de condutores de alumínio e cobre.
Este crescimento se deve ao compromisso dos colaboradores em todos os níveis. Na fábrica de Barcarena – a maior do Grupo Alubar – não houve aquisição de novas máquinas no período. “O aumento de produtividade se deve principalmente a um fluxo de formação e alinhamento melhor entre todas as áreas e toda a cadeia de valor da Alubar. As áreas estão preocupadas em alcançar o resultado planejado, estamos mais produtivos e flexibilizamos áreas que eram mais engessadas”, explica Felipe Palheta, Gerente de Produção de Cabos de Alumínio da Alubar em Barcarena.
Junto com a produção, crescem também as pessoas envolvidas no empreendimento. Mesmo em meio à pandemia, a Alubar realizou 47 novas contratações, além de promoções de níveis de função. Também criou novas funções, como a Diretoria de Operações Brasil e a Diretoria de Auditoria Interna e Compliance. O número de colaboradores subiu 5% em comparação ao ano anterior.
O ano de 2020 foi de consolidação das novas unidades do Grupo Alubar fora do Pará. A empresa deu início à fabricação de cabos elétricos de alumínio no Rio Grande do Sul em janeiro deste ano. Em abril, esta mesma fábrica recebeu obras de instalação de novos equipamentos que aumentaram em 133% sua capacidade produtiva.
Além disso, o start-up da fábrica de vergalhões de alumínio, Alubar Métaux, no Canadá, ocorreu em março, já no contexto da pandemia do novo coronavírus. A unidade tem atendido exigentes clientes do mercado norte-americano, com a mesma qualidade já consolidada no setor elétrico da América Latina. Apesar dos desafios, a Alubar adotou medidas sanitárias de prevenção e controle da covid-19 entre seus colaboradores.
“Tivemos um grande esforço de equipe para trabalhar e crescer durante a pandemia. Trabalhamos campanhas internas e externas sobre boas práticas para evitar o coronavírus, nos articulamos e expandimos nossa rede de fornecedores para não ter problemas de abastecimento, continuamos atentos às demandas dos nossos clientes, muitos deles são grandes players do setor elétrico essenciais para o fornecimento de energia no Brasil. Assim, temos conseguido atravessar a crise sem maiores impactos, mantendo empregos e inclusive ampliando nossos resultados”, relata o Diretor Executivo da empresa, Maurício Gouvea.
Administração Global
Para elevar sua a gestão estratégica de nível global, em agosto deste ano a Alubar também inaugurou um escritório voltado especialmente ao planejamento e às decisões estratégicas, a Alubar Global Management, localizada no bairro Itaim Bibi, em São Paulo capital. A partir do principal centro financeiro da América Latina, a Alubar pretende fortalecer a administração de suas unidades e escritórios no Brasil, Canadá e Estados Unidos, além de prospectar novas oportunidades de mercado.
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Roma News
(91) 98469-4559ou clique aqui e fale conosco
Deixe seu Comentário
Leia Também

REFORÇO NA SEGURANÇA
Vale doa drones para as Polícias Civil e Militar do Pará
13/01/2021 16:00

PUBLIEDITORIAL
Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense
08/01/2021 13:34

NOVIDADES
Escritório Fonseca Brasil Advogados é o mais novo associado da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
15/12/2020 19:50

EMPRESA VENCEDORA
Equatorial Energia recebe prêmio Melhores da Bolsa 2020
25/11/2020 18:25

VALE
Protetores da Floresta: uma jornada Amazônia adentro
24/11/2020 11:08